Bossa Nova e literatura encantam crianças no Parque Moscoso

No próximo domingo, 28 de setembro, o Parque Moscoso, em Vitória, será palco de mais uma edição do projeto “Nós no Parque: Explorando Contos Através da Música”. A iniciativa, que une música e literatura, desta vez vai apresentar a Bossa Nova ao público infantil e suas famílias, em uma programação gratuita das 10h ao meio-dia.

O violinista Hariton Nathanailidis será o responsável pela parte musical, acompanhado de músicos convidados, enquanto a escritora Renata Bomfim levará ao público uma narrativa inédita. A ação é realizada pela Sonatha Produções com patrocínio da Lei Rubem Braga, da Prefeitura de Vitória.

Criado em 1958, na zona sul do Rio de Janeiro, o gênero escolhido para esta edição é considerado um dos pilares da música popular brasileira. Para Hariton, trata-se de uma experiência que ultrapassa o entretenimento.

“A Bossa Nova tem uma riqueza melódica e rítmica que encanta e educa o ouvido. Através de seus acordes suaves e do balanço único, as crianças podem sentir e entender temas como a alegria, a tranquilidade da natureza e a beleza do cotidiano. Essa será uma oportunidade para elas desenvolverem a sensibilidade auditiva, percebendo como a música, por si só, é uma forma de poesia, capaz de criar imagens e narrativas”, afirma.

Entre as músicas selecionadas estão quatro clássicos: “Só danço samba”, “O barquinho”, “Samba de verão” e “Wave”. Segundo o violinista, a proposta é aproximar as crianças das inovações estéticas e musicais que marcaram a Bossa Nova.

“A Bossa Nova não apenas mudou a forma de se fazer música, mas também a forma de se escutar e sentir a música brasileira. Ao expor as crianças a esse universo, estamos oferecendo a elas um pedaço valioso e sensível da nossa herança cultural”, destaca.

A programação inclui ainda a contação de histórias de Renata Bomfim. No enredo, Vitória e Ravi, duas crianças apaixonadas pela natureza, vivem aventuras ao lado da Vovó Ester, que transmite afeto e sabedoria por meio de histórias e receitas. A escritora explica que a inspiração veio de elementos locais e de referências literárias. Vitória remete à Ilha de Vitória, Ravi significa luz e alegria, e Ester é uma homenagem à escritora capixaba Ester Abreu Vieira de Oliveira, presidente da Academia Espírito-santense de Letras.

Projeto Nós no Parque. Foto Daniella Spadeto (1)

Para Renata, o projeto vai além da diversão. “A arte é uma ferramenta poderosa de educação, sensibilização e promoção da saúde. Vitória e Ravi viverão diferentes aventuras a cada edição do projeto, sempre acompanhados de perto pela família e, de alguma forma, incluindo a comunidade ao seu entorno”, diz.

Deixe uma resposta

Fique tranquilo! Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies
Ir para o conteúdo