Dia da Consciência Negra é celebrado neste domingo (20)
No Espírito Santo, entidades e movimentos sociais se dedicam diariamente na luta pela garantia dos direitos e na criação de espaços de formação política para a população negra
Neste domingo, dia 20 de novembro, é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra. A data foi escolhida por ser marcada pela morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, considerado um símbolo da resistência à escravidão no Brasil. Nesta mesma data é lembrado também o Dia Nacional de Zumbi.
A data propõe uma reflexão sobre o que já foi conquistado e coloca em evidência tudo que ainda precisa ser feito para garantir a igualdade de direitos da população negra, seja na educação, na saúde, no mercado de trabalho e em outras áreas.
Com esse foco, algumas Organizações da Sociedade Civil (OSC) e Movimentos Sociais atuam diariamente no Espírito Santo com essa causa para ampliar o debate e garantir leis e direitos.
Esse é o caso do Fórum Estadual da Juventude Negra do Espírito Santo (Fejunes), que atua com diversos objetivos, entre eles, a criação de espaços de formação política para a juventude negra, a luta para construir mecanismos de resistência contra o extermínio da juventude negra, além de propor políticas públicas aos representantes dos poderes executivo e legislativo.
“O dia 20 de novembro é um dia muito importante, não só para a população negra, mas para toda a população em geral. É um dia onde a nossa diversidade étnica e cultural é posta em evidência. Essa diversidade também apresenta inúmeros desafios devido ao passado colonizador e escravocrata do Brasil. É um dia importante na luta pela efetivação dos direitos sociais que infelizmente, ainda hoje, são negados para a população negra, como, por exemplo, o direito à moradia, alimentação e a uma educação de qualidade”
– Filipe Lima, presidente do Fórum Estadual da Juventude Negra do Espírito Santo
Neste sábado, dia 19 de novembro, mais uma vez os jovens foram às ruas para lutar pelos direitos da população negra. O evento aconteceu na cidade de Vitória.
“O Fórum Estadual da Juventude Negra ele vai às ruas há 15 anos realizar a marcha contra o Extermínio da Juventude Negra, porque entendemos que esse dia é um dia de luta e que o direito fundamental que é a vida ainda nos é negado. E compreendemos que sem a vida não tem como você efetivar nenhum desses outros direitos. Então, o dia 20 de novembro é fundamental para toda a população brasileira e para o fortalecimento da luta antirracista”, complementa.
Quem também atua nessa causa é Ana Paula Rocha, coordenadora do Circulo Palmarino, Entidade Nacional do Movimento Negro.
“Só há superação do racismo se a gente compreender que o problema tem raça, tem classe e tem território. A gente precisa questionar as estruturas de poder da branquitude. Isso só é possível organizando o povo preto através da cultura, através da luta contra extermínio da juventude negra, através da organização coletiva. É preciso criar uma perspectiva de organização coletiva que consiga romper com o espaço da fome, com o espaço da violência policial, com o espaço da ausência de políticas públicas. A gente acredita na perspectiva de organização do povo preto, de ocupar o poder, de denunciar o racismo e, principalmente, criar espaços de afeto e de cuidado para o povo preto”
– Ana Paula Rocha, coordenadora do Círculo Palmarino
Confira abaixo algumas organizações e movimentos sociais no Espírito Santo:
.:: Fórum Estadual da Juventude Negra do Espírito Santo (Fejunes)
Criado em 2007, atua com o objetivo de criar espaços de formação política para a juventude negra; construir mecanismos de resistência contra o extermínio da juventude negra e participar do processo de socialização dos direitos assegurados por lei à população negra.
> Saiba mais informações sobre o fórum pelo telefone: (27) 996205099 ou no Instagram @fejunes.
.:: Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana
Atua no trabalho de políticas públicas, fazendo o controle social dos povos e identificando as carências no combate a fome, na falta de saúde pública e outras políticas, principalmente no combate a intolerância e ao racismo.
> Saiba mais informações pelo telefone (27) 99835-5407 ou no perfil do Instagram @fonsanpotmaes.
.:: Centro de Estudos da Cultura Negra no Estado do Espírito Santo- CECUN
Com o objetivo de enfrentar o raciscmo estrutural e institucional, o movimento atua com foco nos Planos Estaduais para a Equidade Racial e Combate ao Racismo; Criações de Fundos Econômicos para Viabilização da Politicas Públicas e Reparações ao Povo Negro com Políticas Públicas e Indenização em dinheiro para acabar com a miséria e pobreza no Brasil.
> Saiba mais informações sobre o centro pelo telefone (27) 99995-1907.
.:: Circulo Palmarino – Entidade Nacional do Movimento Negro
Atua desde 2006 na luta contra o racismo e pela valorização da cultura negra no Espírito Santo, realizando ações de educação e combate ao racismo, além de promover uma vez ao mês o Sarau Palmarino, no Bar da Zilda, em Vitória.
> Saiba mais sobre o movimento através da página no Instagram @circulopalmarinoes.
.:: União de Negras e Negros pela Igualdade no ES (UNEGRO)
Fundada nacionalmente em 14 de julho de 1988, e instituída no Espírito Santo desde 15 de maio de 2004, o movimento atua com o objetivo de combater o racismo em conjunto com a luta de classes e pela superação do machismo, através de projetos culturais, esportivos e na formação para a educação étnico-racial.
> Saiba mais sobre a UNEGRO pelo telefone (27) 98872-3770 ou pelo Instagram @unegroespiritosanto.