Entidade do Terceiro Setor promove campanha digital para conscientização sobre doenças raras
O objetivo principal é divulgar informações que ajudarão no diagnóstico precoce dessas enfermidades e auxiliarão no bem-estar dessas pessoas.
O mês de fevereiro é marcado pelo Dia Mundial das Doenças Raras (28). Por isso, o Instituto Jô Clemente está promovendo uma campanha digital para conscientizar a sociedade sobre o diagnóstico precoce dessas enfermidades.
A ideia é compartilhar informações sobre essas doenças que afetam cerca de 13 milhões de pessoas no Brasil, segundo o Ministério da Saúde.
O projeto, intitulado #OutraDR, faz divulgações científicas e educacionais nas redes sociais da instituição durante todo o mês. Um dos públicos-alvo são gestantes do segundo trimestre de gravidez. O objetivo é informar sobre o
Teste do Pezinho, que exerce um papel fundamental no diagnóstico de uma série dessas doenças.
Nesse sentido, a entidade é pioneira no Brasil, tendo implementado o teste em 1976. Desde 2001, ele faz parte do Serviço de Referência em Triagem Neonatal (SRTN), credenciado pelo Ministério da Saúde.
As doenças raras podem ser de ordem genética, metabólica, hereditária, congênita, imunológica ou infecciosa.
O Instituto Jô Clemente
É uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, que tem o objetivo de promover a saúde das pessoas com deficiência intelectual através da produção e divulgação de conhecimento.
Também promove o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade, o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias acerca dos direitos das pessoas com deficiência intelectual.
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