Política pública de incentivo à produção de alimentos orgânicos e agroecológicos é lançada em Viana

O objetivo da Política Municipal de Agroecologia e Produção Orgânica é incentivar a implementação de sistemas de produção sustentáveis.

O município de Viana lançou a Política Municipal de Agroecologia e Produção Orgânica (PMAPO) por meio da Lei nº 3.290. O objetivo dessa normativa é incentivar a implementação de sistemas de produção agroecológica e orgânica pelos agricultores familiares da cidade.

Dessa forma, desde o início até o final da linha de produção, é priorizado o cultivo de alimentos saudáveis com a preservação dos recursos naturais, utilização de práticas conservacionistas do solo, a minimização do uso de insumos químicos e a valorização da biodiversidade.

Para isso, o município prevê a criação de linhas de crédito especiais de subsídio e fomento para apoiar processos de transição agroecológica, além de concessão de estímulo tributário para empreendimentos, produtos, insumos, tecnologias e máquinas para a agroecologia, produção orgânica e sistemas agroflorestais.

“A cidade de Viana está sendo protagonista neste processo de produção agroecológica. Somos o primeiro município do Espírito Santo a instituir a política pública de agroecologia e produção orgânica ampla e abrangente com a sanção desta lei. Viana está se colocando à disposição de todo Estado para desenvolver essa política pública e levar conhecimento para outros municípios”, destacou o prefeito do município, Wanderson Bueno.

Para a execução da política, foi firmada uma parceria com mais de 40 produtores rurais, com a Secretaria de Estado de Agricultura (SEAG), com o Ministério da Agricultura (MAPA), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER), Secretaria de Estado de Justiça (SEJUS), Instituto Federal do Estado (IFES), Faculdade de Direito de Vitória (FDV) e Câmara Municipal de Viana.

Deixe uma resposta

Fique tranquilo! Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies