Na semana passada falamos aqui no Causando Por Aí sobre a importância do mês da Filantropia Negra, exemplificando países que promovem eventos para discutir caminhos para acelerar a equidade racial e que ela seja efetivada em todos os setores da sociedade. Hoje vamos continuar esse assunto.
Para as Organizações Da Sociedade Civil (OSCs) esse período de durante a pandemia de Covid-19 foram impactados diretamente em suas atividades com o público alvo e em suas captações de recursos para a sua manutenção (despesas, investimentos).
Entendendo que havia o risco de que as organizações que desenvolvem o trabalho na defesa dos direitos em suas diversas pautas poderiam ter suas atividades descontinuadas, foram intensificadas as iniciativas de apoio a essas instituições com fundos emergenciais para o enfrentamento à pandemia. Esse apoio consistiu em repassar recursos financeiros a organizações da sociedade civil que atendem uma parcela específica da sociedade, por exemplo mulheres negras e periféricas.
Deste modo, a instituição que atuou se inscreveu e foi aprovada para estar acessando alguns benefícios como:
Campanha do “Impactando Vidas Pretas” idealizada pelo “Movimento Black Money”. Essa ação foi de distribuição de renda e empoderamento dos afroempreendedores. A premissa do black money é a autonomia, fazer a economia circular entre a comunidade preta. Além de desenvolverem projetos para a inserção da comunidade negra na era digital e fomento à geração de negócios pretos por meio da Educação financeira, comunicação e letramento. Além do Mercado Black Money que faz a “grana preta” girar.
Programa Cresça com o Google – Black Ads Academy. O programa tem como objetivo ensinar conceitos de Marketing Digital e Google Ads (rede de pesquisa), além de capacitar afroempreendedores e profissionais negros. A iniciativa foi pensada para aumentar a representatividade negra na publicidade, fomentando o ecossistema de marketing digital como um todo.
Fundos Filantrópicos
Atualmente, fundos filantrópicos e de investimento social atuam no apoio a organizações e populações negras. E essas instituições podem se configurar como sendo um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.
O apoio do investimento social é fundamental para que organizações continuem gerando impacto social positivo. E entre os caminhos para democratizar os acessos ao campo da filantropia está o fomento para criação e capacitação de organizações de pessoas negras e destaca a importância de políticas de ação afirmativa no setor privado.
Os Fundos filantrópicos tem o objetivo de garantir recursos para que grupos e coletivos populares antirracistas liderados por pessoas negras tenham sustentabilidade financeira e possam executar seus programas e projetos de interesse público.
Um exemplo é o Fundo Agbara, que foi criado em setembro de 2020, um fundo filantrópico para mulheres negras, por ser o maior grupo social do país e também o mais vulnerável.
São exemplos de fundos filantropicos o Fundo Baobá para Equidade Racial; Fundo Agbara; Instituto Aegea; Instituto Unibanco; Fundo Baobá; Fundo ELAS+; Banco J.P.Morgan; Fundação Ford; Fundação Tide Setubal; Fundo Agbara.
E por aí, quais iniciativas você conhece?
Fique por dentro!
Incentivo
A Apae da Serra assinou nesta quarta-feira (21) os termos para a liberação de recursos para quatro projetos que serão implementados na instituição. O recurso de R$ 698 mil será repassado pela Prefeitura da Serra pelo Fundo para a Infância e Adolescência (FIA). Uma importante conquista para celebrar Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.
Oportunidades
As inscrições para os dois Programas de Recém-Graduados 2023 da Vale: o Global Trainee Program e o Programa Trainee Especialista de Engenharia e Geologia seguem até o dia 3 de outubro. São cerca de 120 vagas para os estados do Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará e Rio de Janeiro.
Os interessados devem acessar o site www.vale.com/trainee para saber mais detalhes sobre o processo seletivo e realizar a inscrição.