Dani Laudino é assistente social, especialista em gestão social com mais de uma década de experiência no Terceiro Setor e escreve semanalmente para a coluna Causando Por Aí do Um Social.

Fale com a coluna: causandoporai@umsocial.com.br

As datas comemorativas são convite à sensibilização

As datas comemorativas são escolhidas para rememorar eventos históricos, conquistas importantes e de lutas que ainda estão sendo travadas por um grupo, além de buscar mobilizar a sociedade em torno de uma causa.

Esses dias nos convidam para observar os sujeitos e concepções de mundo que estão representados em cada data. É importante analisar que as datas representam grupos que lutam por espaço de poder em nossa sociedade.

Porque as datas são convenções criadas que representam grupos, sociedades, partilhas e formas de se relacionar. E, por meio delas, reconhecemos a importância de um fato histórico e elas trazem consigo um contexto histórico, social, político e cultural.

Assim, temos as datas de pautas identitárias, fruto das lutas históricas, e da discussão promovida pelos Direitos Humanos, que tendem a colocar os sujeitos subalternizados socialmente em outro lugar e problematizar as relações de exploração.

No momento presente são muitas as vitórias de grupos, motivados pelos movimentos sociais e pelos órgãos internacionais de igualdade social e Direitos Humanos, que têm datas que fazem alusão aos sujeitos e direitos dos grupos envolvidos.

As datas trazem a história de lutas desses grupos, a busca pelos direitos e o seu lugar de fala, pela igualdade de oportunidades e o inconformismo com um país e um mundo ainda tão desiguais.

Vamos saber quais foram as ações que aconteceram na cidade alusivas a algumas datas?

Buscar conhecer é um caminho para respeitar as diferenças e o combate da desigualdade de oportunidades e condições, e isso deve nos mover quanto sociedade.

Algumas das datas foram: o Dia Internacional da Mulher, o Dia Mundial da Água, o Dia Internacional contra a discriminação racial, entre outras.

 

Fique por dentro!


 

Solidariedade

No dia 20 de março, aconteceu a 2ª Corrida Beneficente para a Cariacica Down. No mês de março mundialmente se discute a importância de conscientizar a população sobre a luta pelos direitos igualitários das pessoas que têm a síndrome. O evento reuniu centenas de pessoas em prol da solidariedade.


 

Sessão Solene

Ainda em Cariacica, a Câmara Municipal realiza nesta quarta-feira (23), uma Sessão Solene às 15h, sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down. Uma importante data para ser lembrada por todos.


 

Ação Solidária UVV

A Universidade Vila Velha e núcleos de transformação social se uniram para realizar a Ação Solidária UVV. Será um dia focado no desenvolvimento e bem-estar coletivos, num evento gratuito para alunos e toda a comunidade.

A ação acontece no próximo sábado, dia 26 de março, das 9h às 14h no Campus da UVV Boa Vista, Vila Velha. Serão ofertadas como principais serviços: Emissão de RG, cadastro para emprego, exames clínicos, assessoria jurídica, adoção de animais, orientação para Imposto de Renda e muito mais. Clique aqui para mais informações.


 

Fundo de Investimento Comunitário Capixaba

A Fundaes – Federação do Terceiro Setor Capixaba convida para o evento de lançamento do FIC – Fundo de Investimento Comunitário Capixaba. O evento, no formato Híbrido e Gratuito, acontece no próximo dia 31 de março, às 16h, no auditório da Fucape Business School em Vitória e Online pelas redes sociais da Fundaes.

Na ocasião, a Fundaes lança o Fundo de Investimento Comunitário Capixaba – FIC, com vistas a mobilizar a sociedade de nosso Estado para a cultura da doação de recursos em favor das entidades que atuam no Terceiro Setor Capixaba.

Tal fundo será gerido pela própria Fundaes com auxílio de Comitê Gestor formado especificamente para tal. É hora de nossa ação coletiva na formação de fundo inédito que vai arrecadar doações de pessoas, empresas, famílias, amigos, vizinhos etc., fazendo chegar-lhes as nossas causas comuns.


 

Semente da Gratidão

Um exemplo transformador marcou o Dia Mundial da Água. O projeto Sementes da Gratidão mobilizou estudantes e professores da Escola João Bastos Bernardo para uma ação de limpeza das praias de Conceição da Barra. Uma iniciativa que transforma e compartilha a importância da preservação do meio ambiente.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies