Você acredita que seja possível conectar a bondade humana com o comércio? Em nosso primeiro encontro de 2022 desejo contribuir com essa reflexão boa e oportuna, graças ao vídeo “Bem-vindo à Economia da Bondade” que assisti com Mary Portas no TEDxLondres Mulheres e espero que toque você também.
Mas quem é Mary Portas?
Mary Portas, autora e uma das empresárias mais renomadas e inovadoras do Reino Unido. Depois de fazer seu nome transformar Harvey Nichols em um destino de moda global, Mary lançou a Portas, sua própria empresa criativa, com a missão de transformar negócios em marcas, lugares e espaços que as pessoas desejam em suas vidas.
Ela atuou no setor de varejo no final dos anos 80 e 90, e aprendeu a colocar o lucro em primeiro lugar e as pessoas em segundo. Ela tinha dinheiro, poder e algumas roupas de marca e muito bonitas. Mary jogou o jogo dos negócios e, embora fosse muito boa nisso, alguma coisa não parecia muito certo. Até que em 2012 ela se deu conta que o mundo do trabalho não era bom e isso precisava mudar.
Ela abriu a sua própria empresa e com a ajuda de sua equipe decidiu colocar as pessoas em primeiro lugar. Além disso, reestruturou a agência em torno dos valores que libertariam todos para serem o seu eu mais autêntico no trabalho.
Foi então que percebeu que a gentileza não é fraca, mas forte: um alicerce para crescer um negócio que tem verdade, integridade, longevidade e comercialidade. À medida que nos afastamos de uma época de consumismo raivoso, Mary acredita que estamos entrando em um novo tipo de economia. Um baseado na bondade e no resultado financeiro triplo “Triple Bottom Line”: pessoas, planeta e lucro – nessa ordem. E as empresas que se organizarem em torno dessa maneira mais gentil de se comportar serão as que vencerão.
A sua definição da Economia da Bondade é como um novo sistema de valores para as empresas que buscam retornos financeiros junto com impacto positivo para as pessoas e o planeta. E os princípios que ela destaca – interconexão, valores, comunidade e criatividade.
A Mary Portas segue contribuindo com reflexões para mudança de cultura também por meio do seu livro “Reconstruir: Como prosperar na nova Economia da Bondade”. Nele ela aborda sobre comportamentos que podem nos ajudar a “curar as cicatrizes da pandemia COVID”. Ela nos desperta para agirmos com base nesta “oportunidade de transformação, crescimento e correção de um sistema que se desviou cada vez mais do curso nas últimas décadas”.
Em parte do livro Mary Portas provoca reflexão dizendo que “Costuma-se dizer que o planeta é o maior presente que recebemos. Mas a nossa humanidade também: nossa capacidade de refletir, se adaptar e ter empatia. Coloque esses dois no centro de tudo que você faz e você vai começar a questionar como você consome e compra, como você faz negócios”.
Mary fala em profundidade sobre o propósito em seu livro e sua própria história é um bom testemunho de como se sintonizar com o eu interior e se conectar a um objetivo superior. Ela explica como deixou de ser “uma vendedora mestre de coisas que você não precisa, fornecedora de mitos e falsidades em torno de objetos materiais, convencendo-o de que os possuir mudará quem você é e como se sente” ao aderir aos princípios da BCorps (negócios como uma força para o bem) e ajudar a transformar empresas em marcas que as pessoas desejam em suas vidas.
Pronto para viver sua vida sendo a mudança que você deseja ver no mundo?
Nos despedimos de 2021 que foi um ano desafiador, mas suas lições ainda precisam ser aplicadas de forma mais ampla em benefício da humanidade. Para isso, adotar novos hábitos saudáveis e pensar fora da caixa sobre assuntos como consumismo são importantes mais do que nunca.
Passamos a pensar e se preocupar em cuidar de nosso planeta e agora estamos exigindo mais dos negócios. E os indicadores dessas mudanças podem ser percebidos em como estamos vivendo e de como estamos comprando.
Com parte dessa grande mudança estamos passando a comprar em empresas e marcas que compartilham nossos valores em seus negócios e marcas e que compartilham o que sabemos que precisamos fazer para que tenhamos um futuro com equilíbrio.
Para Mary Portas estamos entrando nessa nova economia que se chama “Economia da bondade”, construída sobre as coisas com as quais nos importamos, porque temos que fazer e a única maneira de mudarmos este mundo é fazer com que deixemos o mundo dos negócios melhor do que o encontramos. E a única maneira de fazer isso é espalhando gentileza. A gentileza é contagiante e esse mundo precisa de mais gentileza.
Quando você pensa em comprar algum produto e/ou contratar um serviço você pensa sobre o impacto de sua escolha? Compartilhe sua experiência nos comentários abaixo.
Pronto para viver sua vida sendo a mudança que você deseja ver no mundo?
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A conversa vai abordar as ações que são desenvolvidas pela organização em prol das comunidades socialmente vulneráveis e mais afetadas pela pandemia. Anota aí: Quarta-feira (5), às 13h15, e reprise na quinta-feira (6), às 20 horas. Na TVE, canal 2.1.