Dani Laudino é assistente social, especialista em gestão social com mais de uma década de experiência no Terceiro Setor e escreve semanalmente para a coluna Causando Por Aí do Um Social.

Fale com a coluna: causandoporai@umsocial.com.br

Desafios: em frente ou enfrente

Com a chegada do fim de ano algumas pessoas sentem a necessidade de avaliar, refletir como foi o ano e organizam programações para se despedir do emprego, de colegas, para receber novas oportunidades, para conhecer novas pessoas e lugares. Eu estou passando por um tempo de mudanças. Na área profissional eu estou em um novo local de trabalho, com novos desafios, novos colegas e no campo pessoal eu estou de endereço novo para morar. E confesso, quanta ansiedade sinto pelas incertezas do novo, do desconhecido e chegamos a nos perguntar se estamos calculando bem os riscos que pode nos levar para o sucesso ou para o insucesso.

Como diz a letra da música interpretada por Mercedes Sosa “cambia, todo cambia (muda, tudo muda)”. Aliás, no final desta coluna, deixo uma listinha com sugestão de músicas sobre mudanças, incertezas e fé.

Sobre os desafios deste tempo presente de pandemia, como você tem lidado com as mudanças e com o impacto delas em sua vida? Quantos planos você tinha, mas mudaram e quantas mudanças de planos tivemos que aceitar, nos fazendo entender que a vida é dinâmica?

Algumas pessoas têm a necessidade de sentir que estão no controle da sua agenda, da sua vida, das situações, mas temos visto que isso é o que é – somente uma sensação de estar no controle.

Mas não esqueçamos que as incertezas que estamos tendo é um desafio para nós, individual quanto coletivo, mas tudo passa, tudo passará – como diria Nelson Ned em sua música.

Você pode entender que a situação que estás agora é um desafio por um tempo, mas também é uma oportunidade que pode estar se apresentando para que desenvolva habilidades como resiliência e adaptabilidade. Se vamos passar por isso, vamos passar juntos? Têm pessoas que estão em grupos pelas afinidades e interesses comuns, seja por trabalho, causas e essas pessoas também têm expectativas individuais e coletivas de que tudo volte a ficar bem, que as coisas melhorem, que as desigualdades sociais sejam enfrentadas e diminuídas.

Essa semana um homem fez contato inbox pelo Instagram do Instituto Laudino, instituição da qual sou voluntária, e disse que do pouco que havia conhecido do nosso trabalho ele havia se identificado porque ele também acredita que a educação transforma e queria saber como ele poderia contribuir também com essa mudança de realidades.

Em tempos de desafios pense no provérbio brasileiro: “sou brasileiro e não desisto nunca”, mas tenta refletir pela perspectiva de “e se”, e se eu soltar, deixar ir e se eu me for e ficar livre para o novo, desconhecido, mas possível?

Se permita! Às vezes tudo bem as coisas terminarem de uma maneira diferente do que pensamos. E as coisas costumam se ajeitar, isso nos mostra que a vida é dinâmica e a mudança pode ser muito difícil, mas às vezes temos que fazer ajustes e ir com fé porque a fé não costuma faiá – música de Gilberto Gil, andar com fé.

O que tem pensado deixar ir? E o que tem pensado em se permitir vivenciar?

Veja também


 

Playlist

Se esta, como eu, em tempos de reflexões e mudanças em tempos de incertezas ouça música para desacelerar os pensamentos de preocupações:

Todo cambia /Tudo muda – Mercedes Sosa
Caminhando sobre as águas /Walking on water – Needtobreathe
Tudo vai ficar bem /y todo va a estar bien – Be alright
Tudo passará – Nelson Ned



Nota Premiada Capixaba

O Programa Nota Premiada Capixaba, lançado no dia 1º de dezembro, já é um sucesso. Mais de 25,7 mil cidadãos já estão participando do programa, que conta também com 92 instituições sociais cadastradas. Em breve, o programa vai sortear prêmios em dinheiro, beneficiando não só o capixaba como também diversas entidades que atuam no Espírito Santo. Clique aqui para saber mais.


 

Fica a dica

Sendo você atua na área do Terceiro Setor e sente que precisa de assessoria especializada para subsidiar as suas tomadas de decisões hoje vamos compartilhar alguns serviços ofertados por profissionais, grupos e pessoas jurídicas que são de essenciais para a boa gestão.

Se associar:

Fundaes – Federação do Terceiro Setor do Estado do Espírito Santo é a entidade máxima de representação das Associações e Fundações que compõem o Terceiro Setor capixaba.

ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos reúne e representa os profissionais de captação, mobilização de recursos e desenvolvimento institucional, que atuam para as organizações da sociedade civil no Brasil.

Contratar:

Singular Contabilidade – é uma empresa focada totalmente no terceiro setor.
Vinicius Ventura – Equipe VMV/ /Capacitações sobre terceiro setor
Yuri Braian – Marketing Digital e eventos de Instituições do terceiro setor. Gerenciamento de redes sociais das instituições.


 

Faça parte do Causando Por Aí

Se você conhece alguma iniciativa ou evento que esteja causando por aí me conta. Envie sua sugestão de pauta para o e-mail: redacao@umsocial.com.br ou pelo WhatsApp (27) 98143-9125.

Até a próxima!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies