O ano aos poucos e com as incertezas de recomeços vem engrenando e com ele alguns serviços vão voltando como o início das aulas presenciais nesse início do ano letivo. Temos assim muitos compromissos e tarefas para administrar na área pessoal e profissional que já devem ter enchido a agenda.
Para não se atrapalhar e acabar por perder compromissos e oportunidades, é importante avaliar como está o andamento dos processos. E, às vezes, andamos ansiosos por medo de perder algum compromisso importante, perder algum trâmite de processos abertos, como da obtenção de títulos, inscrições em conselhos de direitos e ainda fases de algum edital.
Temos um conselho – não viva ‘pre’ocupado
Como isso é possível? Adote uma agenda, pois uma vez com as tarefas e compromissos escritos na agenda você pode realmente se dedicar ao que precisa ser feito no tempo presente e esvaziar a mente para se ocupar somente com o que for necessário.
Você tem o hábito de ter e usar uma agenda física?
Estou fazendo o curso online Produtividade gratuitamente na Conquer e surgiram vários insights ao longo das aulas, um deles foi sobre a diferença entre tarefas e compromissos.
Você sabe que há diferença entre tarefas e compromissos?
As tarefas são coisas SUAS – você tem que fazer, não importa o lugar, o horário ou o meio, por exemplo: ir ao mercado, desempenhar uma atividade no trabalho, limpar a casa etc. Já compromissos têm data e hora marcadas, e geralmente envolvem outras pessoas, como consultas médicas, reuniões e eventos.
Tarefas devem ir para uma lista de tarefas – que pode ser um aplicativo específico para isso ou simplesmente um caderno ou bloco de notas do celular. Já os compromissos devem ir para um calendário – seja ele físico ou digital!
Vamos te ajudar a exercitar?
Passo 1 – Coloque tudo que tem ocupado a sua mente no papel;
Passo 2 – Classifique os itens que foram colocados no papel em duas colunas – tarefa e compromisso;
Passo 3 – Detalhe as atividades para realizar as tarefas e compromissos que ainda estão em aberto;
E um resultado é ficar com a mente livre para identificar oportunidades e ser mais criativos no dia a dia.
Vamos ficar com a “cuca” leve?
Fique por dentro!
Oportunidade
O Shell Iniciativa Jovem está com inscrições abertas para apoiar jovens empreendedores dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo que desejam tirar uma ideia do papel ou já possuem um negócio rodando.
Se você tem entre 20 e 34 anos, ensino médio completo e sonha em ter seu próprio negócio e fazer a diferença em seu território, o programa é para você! Para saber mais sobre a iniciativa clique aqui.
Lei de Incentivo à Cultura Capixaba
O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), lançou nesta quarta-feira (2), a Lei e Incentivo à Cultura Capixaba (LICC).
A iniciativa é uma oportunidade para cadastramento de projetos culturais que possuem interesse em receber incentivos e patrocínios. Clique aqui para saber mais detalhes.