Dia 18 de maio é o dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil. E o #maiolaranja é uma iniciativa que visa dar visibilidade a este assunto.
A escolha da data faz menção ao dia 18 de maio de 1973, quando a menina Araceli Cabrera Sanches, de apenas 8 anos de idade, foi sequestrada, abusada e assassinada na cidade de Vitória (ES). Mesmo com grande repercussão por parte da mídia, os criminosos nunca foram condenados.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e foi oficializado a partir da Lei Federal 9.970, de maio de 2000. As diversas ações em torno dessa campanha, também conhecida como “Maio Laranja”, buscam preservar a memória de Araceli, afirmando o compromisso e a responsabilidade da sociedade brasileira na promoção e na garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
Desta forma, são desenvolvidas atividades de sensibilização para que não se perpetue a impunidade e a invisibilidade dos casos. Desde 2010, durante ações de visibilidade da campanha com o slogan “Faça Bonito na proteção de nossas crianças e adolescentes” uma flor amarela, que remete aos desenhos da primeira infância, passou a ser símbolo da campanha.
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECRIAD) em 2022 completará 32 anos e o Plano Nacional de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes completará 22 anos. Mas o momento ainda é de muita luta, de reafirmação, tanto da importância desses marcos históricos como da necessidade de aplicabilidade das políticas públicas voltadas para a garantia e defesa de direitos, e de fortalecimento dos conselhos tutelares e das organizações que desenvolvem trabalhos socioassistenciais.
Cenário
A cada hora quatro crianças e adolescentes sofrem violência sexual no país. Só em 2022, já foram registradas 4.486 denúncias de abusos sexual contra crianças e adolescentes no Brasil – cerca de 37 por dia – segundo o balanço do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.
O abuso sexual de crianças e adolescentes trata-se de uma violação de direitos velada e de difícil identificação, sendo subnotificada em decorrência da bolha que se cria em volta da vítima e do abusador, na maioria das vezes alguém da própria família.
Assim, infelizmente, o número de abuso sexual de crianças e adolescentes pode ser ainda maior, já que, também segundo o Ministério, apenas dez em cada cem casos de vulnerabilidade, coação e medo são denunciados.
Como as OSCs podem contribuir com essa luta
As instituições que integram a Rede de proteção socioambiental realizam ações voltadas para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. E essas organizações também viabilizam espaços de debate, formação e sensibilização sobre o tema violência doméstica e familiar, com vistas ao fortalecimento das redes locais de apoio, no enfrentamento a todas as formas de violência em âmbito doméstico e familiar.
Além de elaborar e disponibilizar materiais com telefones e contatos para onde podem ser encaminhadas as denúncias, como o Disque 100 e os Conselhos Tutelares.
Combatendo a exploração e abuso sexual infantil no brasil
Que tenhamos o compromisso com a luta que combate a exploração e abuso sexual infantil no Brasil por todo o ano não somente nesta data e mês.
Acreditamos que para combater qualquer problema é necessário conhecê-lo, por isso, nossa contribuição hoje com a campanha é sensibilizar trazendo informações para que você ao ler, se informe mais sobre o assunto, discuta, provoque conversas sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes aqui no Brasil e mundo.
Participe
Parte de nosso futuro já está entre nós, são as nossas crianças e adolescentes. Protegê-las é um dever de todos nós. Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é crime! Denuncie. Disque 100.
Fique por dentro!
Reconhecimento
Na última semana nosso querido Vanderson Gaburo, Presidente da Federação das Apaes do Espírito Santo, recebeu em cerimônia na Assembleia Legislativa a Comenda Rosemberg Soares Pereira pela atuação no campo da Assistência Social. Parabéns pela trajetória, Vanderson!
Diálogos sobre Saúde
No próximo dia 7 de junho, a partir das 18h30, acontece o webinar “Síndrome de Burnout – Diálogos sobre Saúde e Segurança do Trabalho e Produtividade, promovido pelo Conselho Temático de Relações do Trabalho (Consurt) da Findes em parceria com o setor de Saúde e Segurança na Indústria (SSI) do Sesi ES.
O encontro será realizado de forma presencial, com transmissão ao vivo pelo Youtube da Findes (youtube.com/sistemafindes). Clique aqui para se inscrever.
Edital Revista TODOS Drogasil 2022
Estão abertas as inscrições para ONGs que atuam na promoção de acesso gratuito a serviços de saúde física e mental nos estados onde a Drogasil está presente. A iniciativa faz parte do Edital Revista TODOS Drogasil 2022 que vai selecionar projetos que serão beneficiados com parte das doações geradas pela TODOS (revista bimestral e edições especiais) ao longo de três anos. Clique aqui e saiba mais.
Edital
A Plataforma Nobis e Nobis Academy, lançou o Edital de Seleção e Qualificação de Parceiros Digitais 2022/23 com o objetivo de selecionar e qualificar gratuitamente 50 Organizações do Terceiro Setor, Coletivos e Negócios Sociais que desempenham impacto relacionado à Educação e/ou Geração de Renda.
Ao final do programa serão selecionadas três organizações para receberem serviços na área de tecnologia para o monitoramento de indicadores de impacto, mensageria entre os públicos, mentorias e etc. Clique aqui para se inscrever.