Dani Laudino é assistente social, especialista em gestão social com mais de uma década de experiência no Terceiro Setor e escreve semanalmente para a coluna Causando Por Aí do Um Social.

Fale com a coluna: causandoporai@umsocial.com.br

Motivos para comemorar: lançamento do FIC

O cenário das Organizações da Sociedade Civil (OCSs), em tempos de pandemia, tem sido de muitos desafios para se ter uma sustentabilidade econômica. E muito se deve a questão de que grande parte dos recursos materiais e financeiros das OCSs, advirem da captação por meio de Editais e doações de parceiros. Mas com a necessidade de atendimento com ações emergenciais, o objetivo das doações se voltaram para as ações mais urgentes, quase somente doações com cestas de alimentos, máscaras de proteção e álcool em gel para o público-alvo dessas instituições.

Mas para a existência e manutenção das Organizações da Sociedade Civil é necessário manter os documentos em dia e honrar com os pagamentos dos gastos fixos como água, luz, internet, contabilidade, taxas, IPTU, alvarás e vistorias.

Nesse cenário, para muitos preocupantes, recebemos boas novas: no último dia 31 de março, a Fundaes – Federação do Terceiro Setor Capixaba realizou o evento de lançamento do (FIC) – Fundo de Investimento Comunitário Capixaba. O evento já é considerado um marco por essa iniciativa inédita de apoiar projetos sociais em nosso Estado.

Realizado de forma híbrida, o evento ofertou a oportunidade de participação tanto online quanto presencial e de forma gratuita. Pelo (FIC) e por outros feitos, a Fundaes se firma como referência no Espírito Santo e no Brasil, como pontuou Rogério Arns, um dos palestrantes do evento.

Na ocasião, estiveram presentes parte da diretoria atual e os que já compuseram a Fundaes, além de convidados representando outras instituições filiadas.

Sobre o evento

O diretor-presidente da Escola de Negócios da FUCAPE, professor e doutor Valcemiro Nossa, abriu as apresentações falando sobre a importância em receber um evento como o lançamento do FIC e relembrou a sua trajetória na área do Terceiro Setor.

Pouco depois, foi a vez de ouvir as palestras de Beatriz Johannpeter, do Instituto Helda Gerdau e Rogério Arns Neumann, especialista em Desenvolvimento Comunitário, que muito contribuíram compartilhando experiências e conhecimentos.

Em sua fala, o presidente da Fundaes, Robson Melo, tomado por tamanha alegria do feito da concretização do FIC e já sendo possível visualizar a contribuição que o FIC trará, dentro de sua liberdade poética disse: “se é para o fortalecimento das Organizações Da Sociedade Civil, e o bem geral da comunidade capixaba que hoje fique instituído o “Dia do FIC” decretou o “Dom Pedro Cover””. Momento esse que arrancou muitos sorrisos pela alusão ao Dia do Fico de Dom Pedro II.

A apresentação do que é o Fundo de Investimento Comunitário Capixaba (FIC) e de como ele vai funcionar foi feita por Felipe Insunza Groba, que atua na IDIS em São Paulo, mas é capixaba, juntamente com Robson Melo, presidente da Fundaes.

A programação contou com a apresentação cultural do Trio de Cordas fruto do Projeto Casa Verde – de Cachoeiro de Itapemirim e o Coral Unimed Vitória regido pela maestra Alice Nascimento.

Me perguntaram qual teria sido o momento mais marcante do evento, e eu ainda contagiada respondi que teria sido quando fomos agraciados com a apresentações musicais. Quando ouvimos um coral, um trio de cordas estamos ali diante do resultado de um trabalho realizado pelas OSCs que passou pelo ensino da música, o despertar de habilidades musicais, capacidade de trabalhar em equipe, se apresentar em público às vezes resumido em 5 minutos de uma apresentação musical. É a materialização da Transformação dos que estão no território e esses por sua vez nos tocam o coração com sua arte.

Caminhando para o fim do evento teve uma chamada para ação com o momento de doações de empresários e parceiros do Espírito Santo. A Fundaes recebeu um desafio de bater uma meta ainda em abril deste ano. Assim, você também pode fazer parte dessa oportunidade de transformação de nosso território. Clique aqui para saber mais sobre o FIC ou faça sua doação por pix para a Conta Corrente do FIC e contribua para esse impacto!
Banco 756 (Sicoob) – Agência 3010 – Conta Corrente 151.186-6

E para quem perdeu o evento, o lançamento do FIC foi gravado e é possível assisti-lo na íntegra neste link.

Vanderson Gaburo, Dani Laudino e Robson Melo | Foto: Divulgação

 

Fique por dentro!


 

Ruínas de Queimado

Uma apresentação mais que especial marcou o último sábado, dia 2 de abril, nas ruínas de São José do Queimado, localizada no município de Serra.

Intitulada “IIAO”, o espetáculo do Projeto Badu – Grupo de Dança, promoveu um encontro mágico com a participação do Grupo de Percussão do Projeto Vale Música ES, do Grupo ACAPOEIRA de Manguinhos e de 23 adolescentes que fazem parte do projeto desenvolvido pela Estação Conhecimento Serra, em parceria com o Fundo Municipal da Infância e Adolescência da Serra. Uma excelente iniciativa que promove o resgate da nossa cultura!


 

Vitória Down

A solidariedade pode te dar um presentão de volta. Uma campanha promovida pela Vitória Down vai sortear uma diária para casal em uma pousada em Santa Maria de Jetibá. Participam do sorteio as pessoas que doarem R$ 50,00 para o PIX da entidade. Uma iniciativa bem bacana! Clique aqui e saiba mais.


 

Abril Laranja

A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente iniciou uma campanha para reforçar a importância da prevenção contra a crueldade animal.

A campanha mundial foi instituída em 2006 pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra Animais e, desde então, atua no combate aos maus-tratos de animais de todas as espécies. Na ação, o órgão reforça os canais de denúncias e o contato das equipes de fiscalização.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies