Dani Laudino é assistente social, especialista em gestão social com mais de uma década de experiência no Terceiro Setor e escreve semanalmente para a coluna Causando Por Aí do Um Social.

Fale com a coluna: causandoporai@umsocial.com.br

Outubro Rosa: mês de prevenção ao câncer de mama

O mês de outubro é marcado por uma das campanhas mais importantes quando se fala em saúde. O Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente com o objetivo de compartilhar informações sobre a  importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, o tratamento adequado, além de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo assim para a redução da mortalidade e, mais recentemente, também compartilhando informações sobre o câncer de colo do útero.

O período de sensibilização sobre o câncer de mama foi estabelecido nos Estados Unidos na década de 90 e, posteriormente, a campanha foi adotada por entidades de saúde de todo mundo. No Brasil, o Outubro Rosa é realizado desde 2002, quando um grupo de mulheres adornou com luzes cor-de-rosa o Obelisco do Ibirapuera, situado na cidade de São Paulo.

As contribuições do Outubro Rosa, de acordo com dados do Ministério da Saúde, comprovam o sucesso da campanha que aumentou o número de mamografias realizadas em todo o país.

Aqui no Espírito Santo, por exemplo, algumas instituições realizam trabalhos de acolhimento e acompanhamento de pacientes com câncer, como é o caso da AACC, da GAPC e AFEC que você pode conhecer melhor abaixo:

AACC – A Associação de Apoio à Criança com Câncer é uma organização social sem fins lucrativos fundada em 02 de julho de 1985, cuja missão é dar apoio biopsicossocial e existencial à criança com câncer e seu familiar. Oferecem apoio incondicional à criança e adolescente com câncer. Para tal, a AACC acolhe pessoas que necessitam de tratamento e fornece gratuitamente hospedagem, alimentação, suporte educacional, transporte, orientação psicossocial e existencial a famílias de crianças e adolescentes portadoras de câncer, as quais moram distantes da cidade do tratamento. Clique aqui para saber mais.

GAPC – Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer, entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo ajudar os portadores de câncer e suas famílias, fornecendo medicamentos, próteses, fraldas, suplementos alimentares, atendimentos psicológico, fisioterapêutico, nutricional e orientação jurídica, palestras, cursos e orientações sobre recursos e direitos. A entidade realiza projetos sociais que levam cuidado e informação até a população e também o Projeto Prevenir, um ônibus consultório para prevenção de câncer bucal, de pele e de mama. Clique aqui para saber mais. 

AFECC – O Projeto Social Afecc Outubro Rosa também arrecada recursos para utilizar em suas atividades voltadas aos pacientes do SUS em tratamento de câncer no Hospital Santa Rita, em Vitória. Todo paciente que necessita de ajuda para dar continuidade ao tratamento oncológico após a alta hospitalar é inserido no(s) projeto(s) que atende(m) suas necessidades sociais. Clique aqui para saber mais.

Ações que geralmente são realizadas nesse período de Outubro Rosa nas OSCs

Para sensibilizar sobre o Câncer de Mama e dar suporte para quem estiver precisando, geralmente as OSC realizam:

  1. Iluminação/ornamentação da OSC – Para chamar atenção à causa do Outubro Rosa, iluminam a fachada com a cor rosa e/ou ornamentam todo o espaço da instituição com a temática, distribuem laços rosa.
  2. Promovem eventos esportivos – Uma caminhada, uma corrida a favor da saúde são ótimas formas de estimular a atividade física e sensibilizar as pessoas sobre o Outubro Rosa. Assim, as OSCs convocam os colaboradores para realizarem uma caminhada, uma corrida contra o Câncer de Mama. No dia, todos usam roupas cor-de-rosa e podem finalizar a corrida em um espaço para troca de ideias sobre o tema.
  3. Incentivam as consultas – As OSCs liberam colaboradoras que desejam realizar as consultas de check-up ginecológico para realizarem os exames adequados na prevenção contra o Câncer de Mama. A OSC busca parceria com hospitais para quem deseja fazer os exames, de forma gratuita e/ou indica consultório que ofereçam exames com descontos. O corte de cabelo para doação também é uma importante iniciativa, pois sabemos que muitas pessoas que estão lutando contra essa doença perdem o cabelo durante os tratamentos. Portanto, a OSC pode indicar instituições que recebem doação de cabelo para as colaboradoras realizarem cortes e fazerem a doação.
  4. O trabalho voluntário – O trabalho voluntário é um ato de amor e cuidado com todos aqueles que precisam de ajuda e atenção. Por isso, no mês do Outubro Rosa, a OSC convida os colaboradores para realizarem trabalhos voluntários com organizações que combatem e previnem o Câncer de Mama.
  5. Dia em que todos vestem rosa – Organizam um dia em que todos da OSC vão vestidos com roupas na cor-de-rosa, homens e mulheres.
  6. Promovem eventos com especialistas – Um especialista sobre o Câncer de Mama pode explicar melhor os tipos de prevenção, exames e tratamentos contra a doença. Sendo assim, promovem eventos, palestras e rodas de conversas com especialistas no assunto para sensibilizar todos da OSC no Outubro Rosa.

E por aí, me conte como a temática Outubro Rosa foi abordada na sua OSC?

 

Fique por dentro!


 

Entidades que fazem a diferença

Nesse mês de outubro as instituições AACC, GAPC e AFECC recebem muitos convites de empresas, igrejas, OSC para que possam liberar seus especialistas para palestrarem sobre o tema Câncer de mama em suas programações de sensibilização com os seus colaboradores.

Por isso, para agradecer o sucesso da ação, acontece nesta quarta (26), às 19h30, o Culto em Ação de Graça na Igreja Batista da Mata da Praia, em Vitória. Já na segunda-feira (31), data em que se encerra a campanha deste ano, haverá uma Missa em Ação de Graças que será realizada na Igreja Santa Rita de Cássia, na Praia do Canto, em Vitória. Será às 18h30. Participe!


 

Obra marca os 30 anos da Apae-ES

Neste mês de outubro, a Feapaes-ES completa 30 anos. E para comemorar esse momento, será lançada uma coletânea de trabalhos nas áreas de saúde, assistência social, educação e direitos da pessoa com deficiência. A obra “Pessoa com deficiência, direitos sociais e intersetorialidade: construindo caminhos para a inclusão social” será disponibilizada para o público em breve.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies