Dani Laudino é assistente social, especialista em gestão social com mais de uma década de experiência no Terceiro Setor e escreve semanalmente para a coluna Causando Por Aí do Um Social.

Fale com a coluna: causandoporai@umsocial.com.br

Tomada de decisão

Para tomar algumas decisões importantes na Organização da Sociedade Civil (OSC) que estou presidente eu busquei os conselheiros consultivos da instituição. Os que compõem o conselho consultivo podem ajudar na gestão da OSC com análises, recomendações, sugestões de mudanças nos serviços, previsões de tendências, novo ponto de vista sobre a OSC, novas ideias a partir de um olhar externo, a partir da trajetória profissional e cadêmica deles.

E um feedback que recebemos sobre a situação que solicitamos análise foi que a OSC precisa realizar mais ações, atividades na área que está passando por um momento de questionamentos se devemos ou não seguir ofertando essas atividades. Concluíram que precisamos de mais ações e dar mais atenção em comunicá-las. Assim, nós enquanto OSC ficamos muito gratos pela avaliação e estamos nos organizando para seguir a recomendação.

Aconteceu da recomendação do nosso conselheiro consultivo “casar” e muito bem com a minha leitura semanal pelo App Idiomus*. Eu leio e ouço resumos de livros dentro do programa de desenvolvimento pessoal e profissional do App e nessa semana o resumo do livro sugerido foi o “O que você faz é quem você é” de Ben Horowitz.

De modo geral, o resumo compartilha que uma cultura da OSC não se estabelece em apenas um dia e se perpetua em seguida. E que o primeiro passo para uma OSC construir uma cultura de sucesso é saber o que quer. Além de provocar dizendo que conhecer o que a OSC acredita não significa nada, mas o que a OSC faz. E eles provocam baseados em oito virtudes que consideram essenciais: justiça, coragem, honra, lealdade, benevolência, cortesia, autocontrole e sinceridade.

Que valores você acredita serem importantes para o crescimento de uma organização?

No livro também você poderá ler sobre o caso da empresa Netscape que “tem três regras. A primeira regra é que se você vir uma cobra, não chame a comissão ou seus colegas, não forme uma equipe, não faça reuniões apenas mate a cobra. A segunda regra é não voltar a brincar com a cobra morta. Muitas pessoas perdem tempo com decisões que já foram tomadas. E a terceira regra é: todas as oportunidades parecem cobras.”

Podemos assim pensar nesse caso que desafios são “oportunidades disfarçadas” as vezes de cobra, mas que poderão contribuir para o crescimento, desenvolvimento de sua instituição e de sua equipe.

Aproveita e me conte quais livros você tem estudado que tem contribuído para o seu desenvolvimento pessoal e profissional?

 

Fique por dentro!


 

Bazar Beneficente

Acontece nesta quarta (10) e quinta-feira (11), o Bazar Beneficente do Projeto Mão Estendida. Quem puder contribuir e participar, o bazar acontecerá das 09h às 15h. Mais informações podem ser solicitadas pelos telefones: (27) 3328 3869 / WhatsApp (27) 99917-3700 ou pelo Instagram @maoestendida.


 

Live

Acontece nesta quarta-feira (10), às 19h, uma live organizada pelos Grupos de Extensão e Pesquisa Serviço Social na Educação (GTSSEDU) e Serviço Social e Envelhecimento Populacional (GTENPO) coordenados pelo Curso de Serviço Social na UFRB para debater “ILPI: quem necessita dela e de que ela necessita para funcionar?”. A transmissão será realizada pelo Youtube neste link. Para se inscrever clique aqui.


 

Negócios de Impacto Socioambiental

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) divulgou, na quinta-feira (04), o resultado homologado da Etapa 1 do 1° ciclo de seleção da chamada pública que oferece apoio financeiro, a partir da seleção de propostas de Negócios de Impacto Socioambiental (NIS) — empreendimentos, com o objetivo de gerar impacto socioambiental e resultado financeiro positivo e de forma sustentável.

As propostas seguirão para a Etapa 2 de seleção da chamada em que os classificados vão receber capacitações gratuitas on-line ou presenciais, ofertadas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES). Clique aqui e saiba mais.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies