Na minha infância eu me lembro que tínhamos um vitrola de madeira na sala em que tocávamos discos de vinil. E era o orgulho dos meus pais. Os dois tinham muita admiração pelo rei Roberto Carlos e tinham muitas histórias para contar sobre a carreira dele. Assim, mesmo não tendo músicos em casa, sempre fui tocada pela arte da música.
Nas Organização da Sociedade Civil (OSCs) entre as atividades ofertadas por meio de oficinas nos projetos socioculturais temos a educação musical.
Visto a importância da musicalização no desenvolvimento humano, essa oficina visa estimular e incentivar o exercício das habilidades musicais. E por exemplo: a prática do canto coral contribui na formação social despertando para a necessidade de relacionar-se com o colega do coro, desenvolvendo o respeito para com o próximo. Além de despertar o gosto pela arte e possibilitar a formação de novas plateias.
Na última semana, foram anunciados investimentos de incentivos com o lançamento do Programa Caminhos do Turismo do governo do Espírito Santo, na Secretaria Estadual de Turismo. A solenidade contou com a presença do governador Renato Casagrande, da primeira-dama Virgínia Casagrande e outras diversas autoridades.
Entre muitas notícias boas, teve o anúncio da doação de um imóvel para constituição da sede do Instituto Todos os Cantos (ITC). Notícia que foi de muita emoção para toda equipe, musicistas e coristas, amigos e parceiros do instituto.
O ITC sempre desenvolveu suas atividades socioculturais em espaços cedidos ou locados, e agora ter o seu próprio espaço caracterizou uma conquista desejada ao longo de mais de uma década de trabalho sério e de resultados significativos do ITC na área da cultura, sempre utilizando espaços cedidos ou locados.
Ao longo desses anos, o ITC levou o Algazarra Coral ao reconhecimento nacional como um dos melhores coros infanto-juvenis do país. Criou a Orquestra de Mulheres do Espírito Santo, um grupo inovador que tem encantado e surpreendido o público, e mantém um nível alto de concertos e apresentações.
A doação do imóvel surgiu após sugestão do Governo do Espírito Santo, por meio da secretária de Turismo, Lenise Loureiro, aos membros da diretoria do Centro do Comércio de Café de Vitória-CCCV que acolheram positivamente a ideia e anunciaram que estão dando início ao processo de doação do imóvel onde outrora funcionou a primeira sede desta Instituição para o Instituto Todos os Cantos. O espaço no Edifício Michelini é bastante amplo e adequado para instalação de escritórios, salas de aula e ensaios.
Por meio de sua assessoria, os membros da diretoria do CCCV declararam ser esta uma “modesta contribuição” na qual o Centro de Vitória ganhará um incremento social e cultural importante e que vai ao encontro do projeto de revitalização da região histórica da capital.
Na solenidade, a diretoria do ITC foi representada por sua presidente, a Maestra Alice Nascimento e o vereador da capital, Luiz Paulo Amorim, entre diversos membros do Algazarra Coral e da Orquestra de Mulheres.
E você, tem uma relação com a música?
Fique por dentro!
Capixabas em Dubai
E por falar em música, os alunos do projeto Vale Música do Espírito Santo se juntaram aos colegas dos polos do Programa Vale Música de Belém (PA) e Corumbá (MS), para se apresentarem na Expo Dubai, um dos maiores eventos do mundo nas áreas de cultura, tecnologia, inovação e design.
A Orquestra Vale Música vai realizar dois concertos no Dubai Millennim Amphitheatro, nos dias 19 e 20 de fevereiro. Clique aqui para saber mais.
Instituto Ponte
Depois de anunciar que seis dos seus alunos foram aprovados em uma conceituada instituição, mais uma estudante do projeto foi destaque no IP. A estudante Allanis Catharina Pimenta Correa, 18 anos, que já foi destaque por ter sido selecionada para participar de uma visita técnica à NASA, a agência espacial norte-americana localizada na Flórida, desta vez foi aprovada na USP, uma das melhores e mais concorridas universidades da América Latina. Allanis foi aprovada no curso de Farmácia nesse que é um dos processos seletivos mais disputados do país.
O Instituto Ponte registrou, no último ano, 95% de aprovação no Sisu, hoje principal meio de ingresso nas universidades públicas do país.