Dani Laudino é assistente social, especialista em gestão social com mais de uma década de experiência no Terceiro Setor e escreve semanalmente para a coluna Causando Por Aí do Um Social.

Fale com a coluna: causandoporai@umsocial.com.br

Você me completa? Composição de equipe com perfis complementares

Na busca pela implementação de processos-chave da Organização da Sociedade Civil (OSC) para melhor gestão, nos inscrevemos quanto à instituição em Editais que tinham como objetivo potencializar negócios de Impacto por meio de capacitação da equipe.

E a nossa primeira aprovação em Edital de seleção foi para capacitação na Jornada Origami pela ÍRiS Rede de Impacto.

Em um dos módulos aprendemos sobre a importância de sermos uma OSC com o compromisso de que todos os membros se envolvam no desempenho de funções e responsabilidades, mas que estejam cientes de sua personalidade e se são complementares para que desenvolvam bem suas atividades e o projeto possa alcançar resultados positivos.

Na cultura do trabalho a definição de “trabalho em equipe” para Sólides (software da Sólides) é “um esforço conjunto de pessoas com competências diferentes e que atuam em prol de um objetivo em comum”.

O que seria personalidades e qual seria uma composição ideal para formar uma equipe?

Quando uma OSC investe em atrair, capacitar e reter a sua equipe, ela está tendo a expectativas de gerar capacidade de autodesenvolvimento, de despertá-los para o benefício das diferenças e capacitar para atuarem rapidamente.

E os benefícios por ser uma instituição que proporciona um ambiente que pensa no desenvolvimento e empenho do colaborador é a redução do estresse/Burnout; aumento de produtividade, melhoria de saúde e bem-estar, melhoria nos relacionamentos e redução de rotatividade.

Você já leu sobre os 4 perfis: comunicador, planejador, executor e analista? Você sabe em qual deles você se identifica?

Comunicador é a pessoa comunicativa, que tem grande poder de persuasão e carisma.

Executor gosta de obstáculos e dificuldades, porque seu senso de competitividade é elevado. Defende sempre seus pontos de vista e é bastante corajoso.

Analista tem como características ser detalhista, é responsável, muito conservador e organizado, em função disso, é uma pessoa capaz de controlar rotinas repetitivas e processos executados diariamente.

Planejador é um colaborador de ritmo constante, estável e costuma planejar tudo antecipadamente.

Mas favor não confundir perfil com as capacidades técnicas (conhecimentos e habilidades técnicas que podem ser aprendidas e comprovadas) e as habilidades pessoais (características da personalidade, comportamento e as habilidades sociais ou emocionais de um profissional).

Existem empresas no mercado de recursos humanos e desenvolvimento de pessoas, como a Sólides que disponibiliza sistema para fazer a gestão de RH com mais eficiência. Esse sistema ajuda a analisar os perfis comportamentais dos colaboradores para que sejam mais eficientes e com respostas auxiliam a OSC em seu dia a dia.

Exemplificando, o que é importante para cada pessoa de cada perfil ao desenvolver suas atividades:

  • COMUNICADOR – Influenciar e agregar pessoas;
  • EXECUTOR – Superar obstáculos e alcançar resultados;
  • PLANEJADOR – Cooperar com o outro e harmonizar;
  • ANALISTA – Desenvolver tarefas com precisão e qualidade.

Qual a importância de conhecer os perfis ao formar a sua equipe de trabalho?

Segundo ferramentas de mapeamento e estudo de perfis da empresa Sólides tecnologia (software da Sólides), para desempenhar um bom trabalho e obter resultados satisfatórios se faz necessário utilizar 25% de sua habilidade técnica mais 75% de sua habilidade interpessoal.

Assim, uma vez mapeado os perfis de como, geralmente, cada um “funciona”, é possível contratar e/ou nomear os colaboradores conforme departamento e suas habilidades.

Do mesmo modo, buscar promover a composição de uma equipe viabilizando a inclusão e diversidade pode se tornar uma fonte de vantagem competitiva para o seu bom desempenho e sustentabilidade para construir um legado na sua área de atuação.

Identificar os perfis é um ponto de partida, a partir daí cabe o exercício de considerar a história de vida do colaborador e  planejar um plano de desenvolvimento para as habilidades que necessitam de atenção.

E na sua instituição, como as equipes são montadas? Somente pelo currículo (capacidades técnicas)? Somente por indicação? Me conta nos comentários e vamos falar mais sobre esse assunto.

 

Fique por dentro!


 

Oportunidade

 

Estão abertas as inscrições para o Curso “Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil” que será ministrado na Escola de Governo do Estado do Espírito Santo – ESESP, no período de 16 a 18 de agosto. O curso é gratuito e os interessados podem se inscrever pelo e-mail: inscricao@esesp.es.gov.br.


 

Prêmio Espírito Público

Com o objetivo de valorizar e reconhecer trajetórias de profissionais públicos que se dedicam à promoção de serviços públicos de qualidade, a 5ª edição do Prêmio Espírito Público está com inscrições abertas até o dia 10 de agosto.

O prêmio vai reconhecer pessoas com boas iniciativas de transformação em suas áreas de atuação no serviço público. Saiba mais neste link.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies