Campus do Ifes é palco de exposição sobre neurodivergência
A maioria dos participantes tem alguma neurodivergência, como autismo, TDAH, dislexia e transtorno dissociativo de identidade (TDI)
Até o dia 31 de maio, o Ifes Campus Serra vai ser palco da exposição “Olhar Neurodiverso”, que reúne cerca de 18 trabalhos de 13 artistas, com diversas técnicas como pintura, desenho, poesia e audiovisual. A mostra é realizada pelo Coletivo Atipicamente, que é composto, em sua maioria, por pessoas com alguma neurodivergência, como autismo, TDAH, dislexia e transtorno dissociativo de identidade (TDI).
A exposição conta com o apoio do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) e do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne). As obras trazem o olhar dos artistas tanto para as questões internas, quanto para dificuldades impostas pela sociedade por conta do capacitismo, falta de empatia e de apoio para suas necessidades.
“A maioria dos artistas possui alguma neurodivergência como autismo e TDAH. Ter a oportunidade de levar essa exposição para o Ifes é muito gratificante porque a instituição busca garantir a acessibilidade em cursos e o suporte aos alunos com necessidades específicas por meio dos Napnes”, afirma Déborah Corrêa, produtora cultural e artista.
A exposição fica aberta ao público até o dia 31 de maio, de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, sem necessidade de agendamento.
Serviço
Exposição “Olhar Neurodiverso”
Quando: Até o dia 31 de maio, de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h.
Onde: Ifes Campus Serra (Av. dos Sabiás, 330 – Morada de Laranjeiras)
Artistas
Max dos Santos
Angelica Reckel
Pierre da Silva Queiroz
Jubilee Cotner
Paula Amorim Rodrigues
Enyo Soares
Gabriel Mathias C Ribeiro
Maria Gabriele Cecile Santana
Déborah Corrêa
Henning Gabriel Villarroel Requena
Mey Haruno
Ilus
Yzá Aworan