ES disponibiliza linha de crédito para jovem empreendedor
A falta de recurso financeiro para aquisição de insumos é uma das principais causas de jovens não conseguirem criar empreendimentos
A falta de recurso financeiro para aquisição de insumos é uma das principais causas de jovens não conseguirem dar continuidade na criação de empreendimentos. Pensando nisso, o governo do Estado desenvolveu uma linha de crédito direcionada à juventude, o NossoCrédito Juventude Empreendedora.
A ação é uma parceria entre a Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes) e o Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes).
A juventude que frequenta os 14 Centros de Referência das Juventudes (CRJs) já tem acesso a atividades que desenvolvem o empreendedorismo, por meio de oficinas, com o objetivo de possibilitar a geração de renda, agora, a linha de crédito será um complemento.
“Nossa intenção é possibilitar que a juventude capixaba tenha condições especiais para poder acessar uma linha de crédito e, com isso, investir na compra de materiais e equipamentos que possibilitem gerar renda com o trabalho”, destaca a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.
Para ter acesso à linha de crédito, o interessado deve ser maior de 18 anos e comprovar que está habilitado para exercer a atividade na qual busca o recurso para investir. O limite de crédito é de R$ 5 mil. O prazo de pagamento é de até 30 meses, taxa de juros de 1,29% ao mês, com seis meses de carência, e é necessário ter um avalista.
“Com a Aderes e o Banestes, construímos estas regras buscando sanar uma dificuldade detectada em nossos CRJs junto aos jovens que participam de oficinas e cursos profissionalizantes: eles não têm recurso para adquiri uma máquina de corte de cabelo, por exemplo, o que, de imediato, possibilita a geração de renda”, comenta o subsecretário de Estado de Políticas para Juventude, Jiberlândio Miranda.
Acesso
Até o início deste ano, jovens residentes nos municípios de Colatina, Mimoso do Sul, Cachoeiro de Itapemirim, Venda Nova do Imigrante e Domingos Martins tiveram acesso ao recurso. Um exemplo é a jovem Vitória Gonçalves Kruger, de 27 anos, que pegou o crédito para compra de estoque de roupas que ela comercializa em uma pequena loja montada na casa dela, localizada no município de Colatina.
As informações sobre como acessar a linha de crédito estão disponíveis neste site. Na página, também há o link da listagem dos agentes de crédito do Estado que farão o atendimento aos interessados.