ES é escolhido para sediar encontro nacional de mulheres do Hip Hop

O evento vai acontecer na comunidade pesqueira da Barra do Jucu, em Vila Velha, com oficinas, mesas de diálogos e Batalha da Frente

A comunidade pesqueira da Barra do Jucu, em Vila Velha, foi escolhida para receber a 9ª edição o Fórum Nacional de Mulheres no Hip Hop, neste feriado do Dia do Trabalho, que cai quarta-feira, 1º de maio. A programação vai durar cinco dias, terminando no domingo (5), em diversos espaços da região. Na última edição, o evento aconteceu no Distrito Federal.

Serão realizadas oficinas, mesas de diálogos, intercâmbio turístico e cultural, Slam e Batalha da Frente, além de espaço Hip Hopinho, com atividades culturais e socioeducativas para as filhas e os filhos das participantes.

As atividades terão início às 9h, na quarta-feira (1º), com credenciamento das participantes, recepção com almoço e lanche. Às 18h, acontece o evento de abertura, com exibição do documentário sobre a oitava edição do fórum, realizada em 2023 no Distrito Federal.

Além das apresentações culturais, também será feita uma homenagem à ativista, produtora e educadora social Pandora da Luz, pelos mais de 30 anos dedicados à cultura hip hop no Espírito Santo.

No espaço Hip Hopinho, as crianças terão oportunidade de explorar novas formas de expressão e de realizar oficinas de danças urbanas, malabares e arte circense. O objetivo é garantir um ambiente seguro e acolhedor para o desenvolvimento da criatividade e de habilidades diversas, deixando as mães à vontade para se conectarem, aprenderem e compartilharem durante as atividades do fórum.

Realizado pela Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop, em parceria com o coletivo Nação Mulher ES – formado por mulheres periféricas, promovendo acolhimento, aconselhamento e apoio às mais diversas questões sociais –, o evento conta com recursos do Fundo de Cultura do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult).

A Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop é uma rede organizada por mulheres, ativistas, artistas e simpatizantes de todo o Brasil, além de quatro países: Moçambique, Chile, Estados Unidos e Cuba. Sua atuação envolve a liderança de ações em prol da participação feminina na cultura urbana, realizando diversas atividades de inserção da mulheres em todos os cenários da cultura hip hop.

Desde 2010, a organização promove, anualmente e em diferentes cidades do país, fóruns nacionais nos quais são discutidas políticas públicas voltadas ao fortalecimento da cena formada por mulheres, a partir de diálogos sobre as esferas da sociedade que atuam diretamente com elas.

Deixe uma resposta

Fique tranquilo! Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies