Especialistas vão discutir desigualdade racial na Justiça em palestra gratuita

Ao UmSocial, o advogado Vanderson Leocádio explicou que a reforma do sistema é o único caminho para garantir os direitos de pessoas negras

“A reforma deve ser na forma de pensar e operar da justiça”. Essa fala foi feita pelo advogado criminalista Vanderson Leocádio, que será um dos palestrantes no projeto “Diálogos Permanentes: Diversidade Sempre em Pauta”, do Instituto Oportunidade Brasil (IOB).

O evento vai abordar o tema “Justiça Racial e Reforma do Sistema de Justiça” e acontecerá no formato online, a partir das 19h do dia 25 de abril. A advogada e presidente da Comissão de Igualdade Racial OAB-ES, Hellen Tiburcio, também vai participar como palestrante.

Leocádio acredita que uma reforma que compreendesse a realidade social na qual o povo preto está inserido seria a única forma do País ter um sistema judiciário mais comprometido em garantir os direitos e garantias dos negros.

“O negro brasileiro é o que mais sofre com ausência de politicas públicas. A vulnerabilidade social deste grupo é agravada por falta de moradia e emprego e outras políticas sociais que reconheçam a cidadania desses sujeitos. Na ausência de políticas públicas, sobra controle social e marginalização, onde a maioria da população negra é penalizada com encarceramento e morte. A justiça precisa dar conta de compreender os processos excludentes, o que só será possível considerando os efeitos do racismo estrutural e institucional”, explicou o advogado.

Os convidados vão abordar o conceito de justiça racial e como as desigualdades raciais podem ser perpetuadas pelo sistema de justiça, destacando a importância de reconhecê-las e de corrigi-las. Também será abordada a necessidade de reformas no sistema judiciário.

Para participar, basta acessar o link https://meet.google.com/aam-wooa-cnn

Deixe uma resposta

Fique tranquilo! Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies