Especialistas vão discutir desigualdade racial na Justiça em palestra gratuita
Ao UmSocial, o advogado Vanderson Leocádio explicou que a reforma do sistema é o único caminho para garantir os direitos de pessoas negras
“A reforma deve ser na forma de pensar e operar da justiça”. Essa fala foi feita pelo advogado criminalista Vanderson Leocádio, que será um dos palestrantes no projeto “Diálogos Permanentes: Diversidade Sempre em Pauta”, do Instituto Oportunidade Brasil (IOB).
O evento vai abordar o tema “Justiça Racial e Reforma do Sistema de Justiça” e acontecerá no formato online, a partir das 19h do dia 25 de abril. A advogada e presidente da Comissão de Igualdade Racial OAB-ES, Hellen Tiburcio, também vai participar como palestrante.
Leocádio acredita que uma reforma que compreendesse a realidade social na qual o povo preto está inserido seria a única forma do País ter um sistema judiciário mais comprometido em garantir os direitos e garantias dos negros.
“O negro brasileiro é o que mais sofre com ausência de politicas públicas. A vulnerabilidade social deste grupo é agravada por falta de moradia e emprego e outras políticas sociais que reconheçam a cidadania desses sujeitos. Na ausência de políticas públicas, sobra controle social e marginalização, onde a maioria da população negra é penalizada com encarceramento e morte. A justiça precisa dar conta de compreender os processos excludentes, o que só será possível considerando os efeitos do racismo estrutural e institucional”, explicou o advogado.
Os convidados vão abordar o conceito de justiça racial e como as desigualdades raciais podem ser perpetuadas pelo sistema de justiça, destacando a importância de reconhecê-las e de corrigi-las. Também será abordada a necessidade de reformas no sistema judiciário.
Para participar, basta acessar o link https://meet.google.com/aam-wooa-cnn