Jovens capixabas lançam livro com relatos de racismo
A ideia surgiu a partir do Clube de leitura, onde os jovens se encontravam para ler e discutir a obra “Cartas para Martin”
O livro ReExistência, com relatos de superação e resiliência de jovens capixabas, será lançado na próxima segunda-feira (13). O evento, que é aberto ao público, acontecerá a partir das 18h30, na Base27, hub de inovação que fica na Enseada do Suá, em Vitória.
No local também haverá uma mesa de debate com Juliana Ferrari – coordenadora do projeto do Clube de Leitura e com jovens autores do livro. Os exemplares serão comercializados por R$ 45,00 cada. Toda a renda será revertida para a formatura de jovens atendidos pelo Instituto Oportunidade Brasil (IOB), responsável pelo projeto.
“A leitura é uma excelente ferramenta para desenvolver esses jovens e ampliar suas oportunidades; e finalizar um projeto com um livro é, sem dúvida, uma experiência maravilhosa para todos nós”, ressalta a presidente do IOB, Verônica Lopes de Jesus.
A ideia de fazer o livro surgiu a partir do Clube de leitura, em que os jovens se encontravam regularmente para ler e discutir a obra “Cartas para Martin”, de Nic Stone.
Nic conta a história de um adolescente negro, que decide escrever cartas para Martin Luter King, após viver um episódio de racismo. Martin foi um dos mais importantes ativistas na luta dos direitos dos negros, símbolo contra a segregação racial nos EUA, morto em 1968.
Nas cartas, o jovem conta momentos marcantes de sua vida e como aprendeu a lidar com os desafios da adolescência e do racismo.
Após discutir o livro, surgiu a ideia dos jovens escreverem seus relatos e o resultado virou um livro que poderá ser comprado também pelas redes sociais do instituto.
Além dos textos dos jovens, o livro ReExistência traz também informações e orientações sobre letramento racial.