Programa leva conscientização sobre trânsito a mais de 3 mil alunos

O projeto VIA, iniciativa global da TotalEnergies, já alcançou mais de 3 mil estudantes da rede pública de ensino do Rio de Janeiro com ações voltadas para a segurança no trânsito. A mobilização ganha força durante a Semana Nacional do Trânsito e segue ao longo de setembro, reforçando a importância de educar jovens sobre práticas seguras.

Dados recentes da Fiocruz e do Ipea revelam que jovens entre 15 e 29 anos são as principais vítimas de acidentes de trânsito no Brasil. Uma pesquisa divulgada pela Fiocruz em agosto de 2025 mostra que 84% das vítimas são homens e que a motocicleta está envolvida em metade dos casos.

Criado no Brasil em 2022, o programa VIA faz parte do portfólio de investimento social da TotalEnergies e já alcançou mais de 924 mil jovens em 43 países. No estado do Rio de Janeiro, a iniciativa é aplicada em seis escolas públicas de três municípios: Rio de Janeiro, Niterói e Duque de Caxias.

O estudante Felipe Gabriel, de 16 anos, do Colégio Estadual Jornalista Maurício Azedo Intercultural Brasil-Índia, no Caju, conta que a participação no programa ampliou sua percepção sobre mobilidade e segurança. “Para mim, mobilidade segura é andar num lugar protegido e limpo, com sinalizações, ruas asfaltadas e segurança para pedestres. A ‘Caminhada da Descoberta’, fase de observação, foi algo que me fez olhar com outros olhos o lugar onde moro. Ela me marcou com [a constatação de] lixo, da falta de funcionamento da sinalização e de calçadas esburacadas”, relata.

A estudante Eduarda Sperandio, embaixadora do VIA e aluna do Colégio Estadual Lia Márcia Gonçalves Panaro, em Duque de Caxias, também destacou a importância da iniciativa. “Quando o programa foi apresentado em sala de aula, nós achamos bem legal e inovador falar sobre o trânsito. Sabemos as coisas básicas, mas de fato não vemos uma conscientização tão forte sobre o assunto no nosso bairro. Então, nós acabamos nos interessando muito pela proposta”, afirma.

A metodologia aplicada pelo VIA combina teoria e prática. Os estudantes passam por quatro etapas: treinamento, observação, recomendação e ações de sensibilização. Durante a fase de observação, participam da chamada “Caminhada da Descoberta”, mapeando riscos de segurança no entorno escolar. Em seguida, elaboram propostas de melhorias e desenvolvem ações para envolver a comunidade, como cartazes, palestras e intervenções artísticas.

“O programa VIA não apenas contribui para a melhoria da segurança no trânsito, mas também reflete nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável. Ao promover a educação e a conscientização sobre práticas seguras no trânsito entre os jovens, estamos investindo no bem-estar das comunidades onde atuamos”, destaca Olivier Bahabanian, diretor-geral e country chair da TotalEnergies EP no Brasil.

Os números reforçam a relevância da iniciativa. Segundo o Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro, em 2024 o estado registrou 2.808 atropelamentos. No mesmo período, o total de acidentes de trânsito chegou a 26.841, um aumento de 18% em relação a 2023. Desses, 1.520 resultaram em mortes, 13% a mais que no ano anterior.

O VIA também prevê uma competição em etapas nacional, regional e global. A equipe campeã internacional será premiada com uma viagem à sede da TotalEnergies, em Paris.

No Brasil há 50 anos, a TotalEnergies emprega quase 4 mil pessoas e atua em diferentes áreas, como exploração e produção de óleo e gás, energia renovável, lubrificantes, produtos químicos e distribuição.

Deixe uma resposta

Fique tranquilo! Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies
Ir para o conteúdo