O projeto VIA, iniciativa global da TotalEnergies, já alcançou mais de 3 mil estudantes da rede pública de ensino do Rio de Janeiro com ações voltadas para a segurança no trânsito. A mobilização ganha força durante a Semana Nacional do Trânsito e segue ao longo de setembro, reforçando a importância de educar jovens sobre práticas seguras.
Dados recentes da Fiocruz e do Ipea revelam que jovens entre 15 e 29 anos são as principais vítimas de acidentes de trânsito no Brasil. Uma pesquisa divulgada pela Fiocruz em agosto de 2025 mostra que 84% das vítimas são homens e que a motocicleta está envolvida em metade dos casos.
Criado no Brasil em 2022, o programa VIA faz parte do portfólio de investimento social da TotalEnergies e já alcançou mais de 924 mil jovens em 43 países. No estado do Rio de Janeiro, a iniciativa é aplicada em seis escolas públicas de três municípios: Rio de Janeiro, Niterói e Duque de Caxias.
O estudante Felipe Gabriel, de 16 anos, do Colégio Estadual Jornalista Maurício Azedo Intercultural Brasil-Índia, no Caju, conta que a participação no programa ampliou sua percepção sobre mobilidade e segurança. “Para mim, mobilidade segura é andar num lugar protegido e limpo, com sinalizações, ruas asfaltadas e segurança para pedestres. A ‘Caminhada da Descoberta’, fase de observação, foi algo que me fez olhar com outros olhos o lugar onde moro. Ela me marcou com [a constatação de] lixo, da falta de funcionamento da sinalização e de calçadas esburacadas”, relata.
A estudante Eduarda Sperandio, embaixadora do VIA e aluna do Colégio Estadual Lia Márcia Gonçalves Panaro, em Duque de Caxias, também destacou a importância da iniciativa. “Quando o programa foi apresentado em sala de aula, nós achamos bem legal e inovador falar sobre o trânsito. Sabemos as coisas básicas, mas de fato não vemos uma conscientização tão forte sobre o assunto no nosso bairro. Então, nós acabamos nos interessando muito pela proposta”, afirma.
A metodologia aplicada pelo VIA combina teoria e prática. Os estudantes passam por quatro etapas: treinamento, observação, recomendação e ações de sensibilização. Durante a fase de observação, participam da chamada “Caminhada da Descoberta”, mapeando riscos de segurança no entorno escolar. Em seguida, elaboram propostas de melhorias e desenvolvem ações para envolver a comunidade, como cartazes, palestras e intervenções artísticas.
“O programa VIA não apenas contribui para a melhoria da segurança no trânsito, mas também reflete nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável. Ao promover a educação e a conscientização sobre práticas seguras no trânsito entre os jovens, estamos investindo no bem-estar das comunidades onde atuamos”, destaca Olivier Bahabanian, diretor-geral e country chair da TotalEnergies EP no Brasil.