5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade acontecerá em maio de 2022

Evento será realizado de forma virtual e presencial entre os dias 2 e 6 de maio do ano que vem, na capital federal

A 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade (Conapir) já tem data marcada para acontecer. Em decreto do dia 24 de agosto, o presidente da República convocou o evento no período entre 2 e 6 de maio de 2022. O tema da quinta edição será o “Enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étnico-raciais e de intolerância religiosa: política de Estado e responsabilidade de todos nós”.

Confira a publicação do Diário Oficial da União

O evento tem a coordenação da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (SNPIR/MMFDH). Para o secretário Paulo Roberto, a 5ª Conapir marca um importante espaço de discussão e promoção de ações relacionadas à igualdade racial no país.

“A 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade é mais uma edição de um grande colóquio nacional que discutirá uma política primordial que tem assento na Constituição Federal, objetivando o enfrentamento ao racismo, à discriminação, ao preconceito e a toda forma de intolerância, para que o Brasil venha a ser uma nação livre, justa e solidária, como deseja o povo brasileiro”, afirmou Roberto.

Conferência Nacional

O objetivo da Conapir é propor alternativas para a superação das desigualdades étnico-raciais, tanto do ponto de vista econômico quanto social, político e cultural. A conferência busca ampliar os processos de controle social sobre as políticas públicas, como o Estatuto da Igualdade Racial (Lei nº 12.288/2010).

A lei garante à população negra e aos demais grupos étnico-raciais a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica. A última edição do evento foi realizada em 2018, com o tema “O Brasil na década dos afrodescendentes: reconhecimento, justiça, desenvolvimento e igualdade de direitos”.

Deixe uma resposta

Fique tranquilo! Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies