Alunos do programa Vale Música e músicos da OSB interpretam “Aquarela do Brasil”
Vídeo será veiculado nesta sexta-feira, dia 4 de junho, às 18h, nas redes sociais da Orquestra Sinfônica Brasileira
Um dos maiores clássicos da música brasileira, “Aquarela do Brasil” acaba de ganhar uma versão especial interpretada por músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira e alunos do Programa Vale Música. Em função da pandemia da Covid-19, as gravações foram feitas de maneira remota – cada um em sua casa – e o resultado será apresentado nas redes sociais da OSB (Instagram, Facebook e Youtube) nesta sexta-feira, dia 4 de junho, às 18h.
Desta vez, o intercâmbio reuniu cinco músicos da OSB e 74 jovens estudantes dos projetos Vale Música Belém (PA), Vale Música Serra (ES) e Instituto Moinho Cultural (MS), que integram o Programa Vale Música. São alunos que, ao longo dos anos, participam de aulas com instrumentistas da OSB e agora mostram talento ao lado de seus professores. Para o Coordenador Artístico e Pedagógico da OSB, Nikolay Sapoundjiev, o resultado compensa todo o esforço: “Gravar uma apresentação remotamente exige muito esforço dos alunos e professores. É um desafio imenso e os jovens se superam a cada etapa”.
A execução de “Aquarela do Brasil” é a culminância de uma série de apresentações reunindo alunos do Programa Vale Música e músicos da OSB, sempre com compositores brasileiros no repertório. Para a ocasião, a música de Ary Barroso ganhou arranjo inédito de Alexandre Queiroz.
A ação faz parte do Programa Vale Música, uma iniciativa do Instituto Cultural Vale, que acredita no poder de transformação por meio da música e cria uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre os projetos musicais que a Vale patrocina. Isso acontece por meio de intercâmbios entre estudantes e professores, aulas com músicos das orquestras parceiras e residências artísticas. Na OSB, as ações ocorrem no âmbito do Conexões Musicais – projeto de responsabilidade social da Fundação que nasceu em 2017 e já percorreu cerca de 30 municípios em seis estados do país.
Serviço
“Aquarela do Brasil” (Ary Barroso – arranjo Alexandre Queiroz)
Apresentação virtual, com músicos da OSB e Alunos do Programa Vale Música
Dia 4 de junho, às 18h
Facebook – /orquestrasinfonicabrasileira
Youtube – /sinfonicabrasileira
Instagram – @OSBrasileira
Acesso gratuito
Alunos do Projeto Vale Música Serra que participaram das gravações:
Violino 1:
Flavio Henrique da Silva Ribeiro
Anna Carolyne Camilato Dias
Maria Júlia Euzébio
Ana Vitória Sales dos Santos
Deivid Magalhães dos Santos
Violino 2:
Samuel Cabidelle de Lima
Sabrina Porto Espindula
João Pedro Albernaz da Silva
Alice Patricio da Silva Batista
Viola:
Ingride Miranda da Silva Narciso
Julia Xavier da Silva Barbosa
Cello:
Joyce Rodrigues dos Santos
Samuel Wallace Barbosa de Souza
Bruna Souza Oliveira
Flauta:
Ana Carolina Jesus Santos
Clarinete:
Lidia de Almeida Leite Moura
Trompete:
Ailton Silva dos Santos Junior
Trombone:
Vitória Kéulere Eustachio de Almeida
Percussão:
Bruna Leite Barbosa
Israel Cardoso da Conceição
Samuel Nascimento Gomes
Sobre a Orquestra Sinfônica Brasileira
Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é considerada um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 80 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia. Em abril de 2021, a Orquestra Sinfônica Brasileira foi registrada como patrimônio cultural imaterial da cidade do Rio de Janeiro.
Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura.
Para viabilizar suas atividades, a Fundação conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor e a NTS – Nova Transportadora do Sudeste, como patrocinadora master e a Brookfield como patrocinadora, além de um conjunto de co-patrocinadores e apoiadores culturais e institucionais.
Sobre o Programa Vale Música
Desde o início dos anos 2000 a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, a empresa criou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais dos quatro estados e as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de 1.000 estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
Sobre o Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Em 2021, são mais de 150 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Visite o site do Instituto Cultural Vale para saber mais sobre sua atuação: www.institutoculturalvale.org.