Aula on-line é a saída para driblar o isolamento social nas aulas do projeto Vale Música

O programa é uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre estudantes de polos musicais em quatro estados brasileiros

Nos primeiros meses deste ano, diante das restrições impostas pelas medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19, dezenove alunos que integram o projeto têm a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos por meio de aulas remotas com professores da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB). A ação faz parte do Programa Vale Música, iniciativa do Instituto Cultural Vale, em parceria com o Projeto Conexões Musicais, de responsabilidade social e de democratização cultural da OSB.

O Programa Vale Música é um projeto autoral do Instituto Cultural Vale, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre estudantes de polos musicais em quatro estados brasileiros – Pará, Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul – e profissionais das maiores orquestras do país.

Ao todo, envolve cerca de 250 profissionais e mais de 1.000 alunos em intercâmbios, aulas e residências artísticas.

As aulas individuais ocorrem por meio da plataforma Zoom e pelo aplicativo WhatsApp, e contemplam instrumentos como violoncelo, violino, clarinete, flauta, percussão, trombone, trompa, trompete e viola.

Ao final desse ciclo de estudos, os alunos irão gravar dois concertos virtuais com clássicos da música brasileira: o choro “Odeon”, de Ernesto Nazareth, e o samba-exaltação “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso. Este último será gravado em conjunto por alunos dos três polos de ensino do Programa Vale Música: Belém (PA), Corumbá (MS) e Serra (ES).

Para Flávio Hens, aluno de Violino da Faculdade de Música do Espírito Santo e violinista do Projeto Vale Música, a experiência de estudar o instrumento de forma remota com os professores da OSB tem sido bastante proveitosa.

“As aulas de violino com o Michel Bessler têm sido incríveis. Nelas, imergimos profundamente no universo musical, onde ele me apresenta seus valiosos conhecimentos e me faz questionar e refletir sobre as minhas práticas”, revela Flávio.

O jovem violinista destaca ainda, que a tecnologia tornou-se uma grande aliada para a aprendizagem diante da impossibilidade de aulas presenciais. “Temos aproveitado bastante os recursos tecnológicos disponíveis. A evolução que tive desde a primeira aula que fiz até o presente momento é clara”, finaliza.

Esse sentimento de superação é compartilhado pelo professor Michel Bessler. Violinista da Orquestra Sinfônica Brasileira, o músico revela sua satisfação em orientar os alunos.

“Foi com prazer que pude verificar a seriedade e efetividade do trabalho que vem sendo realizado no Projeto Vale Música de Serra. Tal constatação se dá através do contato com alunos engajados e focados na absorção de conhecimentos. Apesar das carências eventuais, sinto por parte de todos os alunos, professores e coordenadores uma atitude que revela vontade e entusiasmo”, observa o professor, que aponta o papel humanista do Programa Vale Música na formação profissional de jovens talentos: “Esse tipo de ação educacional, cultural e social deve servir de inspiração para outros projetos similares, uma vez que seus resultados vão muito além das questões técnicas e artísticas”, conclui.

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