Brasileira cria plataforma que facilita a vida de quem empreende por necessidade
A ideia surgiu para desmistificar e traduzir conceitos sobre como brainstorm e pitching
Uma baiana de 27 anos, empreendedora por necessidade, tornou-se uma das personalidades mais influentes do meio empresarial. O destaque de Karine Oliveira veio a partir da Wakanda Warriors – Educação Empreendedora (https://www.instagram.com/wakanda_educacao/), empresa que traduz conteúdos de negócios para quem empreende por necessidade.
A empresa, localizada na periferia de Salvador, colocou a ex-vendedora de coxinhas entre as figuras mais bem sucedidas antes dos 30 anos, reconhecida pela Revista Forbes. Ela ficou conhecida ainda, no âmbito nacional após participar do Shark Tank Brasil, reality de empreendedorismo da Sony Channel.
Aos seis anos, ela viu os pais se separarem quando ainda tinha por volta de seis anos de idade e como as aulas de reforço escolar não eram suficientes para pagar as contas, a mãe passou a ganhar o sustento da casa vendendo coxinhas, colocando Karine com sua assistente.
A empreendedora atualmente concilia a vida de empresária com a de graduanda em Serviço Social e sua mãe virou funcionária pública e é graduada em Marketing e Propaganda.
Toda experiência vivenciada por Karine, originou a ideia da plataforma que já impactou cerca de 600 microempreendedores desde a criação da Wakanda, há dois anos. E o incômodo pelos termos em inglês sobre empreendedorismo, como brainstorm e pitching, foi o gatilho que deu origem à sua ideia. É que mesmo tendo trabalhado com economia solidária desde a adolescência, o empreendedorismo foi um termo que só chegou ao seu conhecimento em 2016, durante um curso no Centro de Estudos e Assessoria Pedagógica (Ceap).
O incômodo motivou a criação de sua própria empresa, que capacita desde vendedores ambulantes de ônibus até donos de pequenas lojas.
A empreendedora social já informou que quase tudo que consome é de autoria dos alunos de seus cursos, para ampliar a visibilidade do “black money“.
Com a sua trajetória, Karine já levou seus alunos para trabalharem em parcerias com grandes marcas, como a gigante alimentícia PepsiCo e a construtora multinacional Camargo Correa.
Com informações do Observatório do Terceiro Setor