Campanha promove os serviços digitais do Disque 100 e do Ligue 180
Além de ligação gratuita, canais podem ser acionados por site, aplicativo, Telegram e WhatsApp
Site, aplicativo Direitos Humanos Brasil, Telegram e WhatsApp. Lançados pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) na atual gestão para facilitar e ampliar o atendimento ao cidadão, os serviços digitais do Disque 100 e do Ligue 180 ainda são pouco acionados. As novas ferramentas são o tema da campanha lançada pela pasta nesta segunda-feira (13).
Além da ligação gratuita, os serviços podem ser acionados pelo site da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH) — que conta com chat e atendimento em Libras –, aplicativo Direitos Humanos Brasil, Telegram (“direitoshumanosbrasilbot”) e WhatsApp (61-9656-5008). Com as tecnologias, agora é possível anexar no registro da denúncia mídias como áudios, fotos e vídeos. Em todos os casos, é garantido o anonimato do denunciante e do outro lado há sempre um atendente humano.
“A partir de abril de 2020, as novas ferramentas foram adicionadas ao rol dos canais de denúncias. A pandemia da Covid-19 trouxe imensos desafios no setor de saúde, mas teve também seus impactos no meio social. Um deles, já esperado, era o aumento da violência doméstica, uma vez que vítimas e agressores passaram a conviver 24 horas por dia juntos, em confinamento”, afirmou o ouvidor nacional de direitos humanos, Fernando César Ferreira.
No que refere à campanha, o gestor explica que, mesmo tendo sido divulgados, os canais digitais ainda têm baixa adesão quando comparados aos analógicos (por telefone), que registram até dois milhões de ligações por ano. “Esta campanha, portanto, pretende mobilizar a população a conhecer, confiar e utilizar com cada vez maior frequência esse tipo de atendimento para a realização de denúncias”, conclui Ferreira.
Denuncie
Qualquer cidadão pode denunciar pelos canais, que funcionam 24h por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. Além de cadastrar e encaminhar os casos aos órgãos competentes, a ONDH recebe reclamações, sugestões ou elogios sobre o funcionamento dos serviços de atendimento.
Entre os grupos atendidos pelo Disque 100, estão crianças e adolescentes, pessoas idosas, pessoas com deficiência, população em situação de rua, entre outras. O canal também está disponível para denúncias de casos que envolvam discriminação étnica ou racial e violência contra ciganos, quilombolas, indígenas e outras comunidades tradicionais.
Já o Ligue 180 é um canal específico para mulheres. Além de denúncias de violência, como a doméstica e familiar, o serviço compartilha informações, recebe reclamações sobre a rede de atendimento e acolhimento à mulher em situação de violência e orienta as mulheres sobre seus direitos e sobre a legislação vigente.