Evento online celebrará os 17 anos do Estatuto do Idoso

A transmissão, promovida pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos acontece no dia 1º de outubro

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), vai transmitir ao vivo pelas redes sociais o webinário “17 anos do Estatuto do Idoso: avanços e desafios na efetivação dos direitos da pessoa idosa no Brasil”, que celebra o Dia Internacional da Pessoa Idosa, comemorado em 1º de outubro. O evento faz parte da Semana Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa realizada entre os dias 28 de setembro e 02 de outubro.

Com o intuito de conscientizar sobre os direitos estabelecidos na Lei 10.741/2003 (Estatuto do Idoso), o webinário discutirá as melhores estratégias que podem ser utilizadas para a promoção e efetivação dos direitos na prática.

As atividades serão desenvolvidas em dois blocos. Um deles abrangerá as políticas públicas, projetos e ações para a promoção e a efetivação de direitos. Já o outro contará com discussões que abordarão a intergeracionalidade como estratégia de promoção de direitos. Também haverá o lançamento de uma cartilha sobre o tema.

“Vamos juntos celebrar os avanços conquistados até aqui, sem esquecer os desafios que ainda temos. Todos estão convidados para debatermos as melhores estratégias, pois nós estamos unidos em defesa dos direitos da pessoa idosa no Brasil”, disse a ministra Damares Alves.

Para o titular da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI/MMFDH), Antonio Costa, a efetivação dos direitos dos idosos é um dever de todos.

“O artigo 2º do Estatuto ressalta que o idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata a Lei. Deste modo, devem ser asseguradas todas as oportunidades e facilidades para a preservação da saúde física e mental, juntamente com o aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade”, lembrou o secretário.

A iniciativa do MMFDH conta com a parceria da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) e do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Conquistas

Criado pela Lei n º 10.741, de 1º de outubro de 2003, o Estatuto do Idoso assegurou dois princípios fundamentais: a proteção integral e a prioridade absoluta, que revelam o respeito e a relevância que o Estado Brasileiro confere à população idosa, sem que haja um tratamento tutelar sobre essas pessoas.

Ainda no âmbito das conquistas, outra norma (Lei nº 13.466), promulgada em 12 de julho de 2017, estabeleceu prioridade especial às pessoas maiores de 80 anos.

Data comemorativa

Celebrado em 1º de outubro, o Dia Internacional da Pessoa Idosa foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991. A data tem o objetivo de sensibilizar a sociedade mundial para as questões do envelhecimento. O destaque é para a necessidade de proteção e de cuidados com os idosos.

Programação

A Semana Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa será realizada entre os dias 28 de setembro e 02 de outubro de 2020. Durante esse período, além do webinário, haverá o lançamento de vídeo institucional, campanhas nas redes sociais do MMFDH e a formalização de parcerias voltadas à garantia dos direitos da pessoa idosa, entre outras atividades.

Deixe uma resposta

Fique tranquilo! Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies