Governo do Espírito Santo lança Plano Estadual Pela Primeira Infância

Com a ação, o ES se estabelece como um dos primeiros estados do País que tem na primeira infância o ponto de partida para a construção de uma política pública

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), lançou na última quinta-feira (02), o Plano Estadual pela Primeira Infância (Pepi). O lançamento aconteceu durante o 3º Workshop do Programa Estadual da Primeira Infância Capixaba, na Serra.

Com o Plano Estadual pela Primeira Infância, o Espírito Santo se estabelece como um dos primeiros estados do País que tem na primeira infância o ponto de partida para a construção de uma política pública. A temática tem ganhado centralidade e forte relevância ao redor do mundo, despertando interesse e embasando ações concretas de países, de organizações públicas e privadas, da sociedade civil organizada e de instituições como a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Banco Mundial.

Isso se dá devido ao fortalecimento de uma das perspectivas mais modernas e atuais no âmbito social: a de que as primeiras fases do desenvolvimento humano são cruciais para ampliar as oportunidades dos indivíduos e as possibilidades da coletividade de um futuro melhor. Estudos científicos de diversas áreas, como neurociência, psicologia do desenvolvimento e sobre os impactos de políticas públicas voltadas para a infância, apontam que os investimentos do poder público, com foco na primeira infância, podem produzir grandes transformações sociais, uma delas é a quebra de ciclos de pobreza e vulnerabilidade.

Na fala de abertura do workshop, a secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Figueira Grillo, reafirmou a importância da primeira infância como base de uma política pública. “A pobreza é também a consequência da falta de oportunidade e do acesso aos direitos básicos. A erradicação da pobreza é um dos principais desafios históricos do nosso País e tenho a convicção de só conseguiremos romper com esse processo se fizermos isso em uma geração. Garantir acesso e oportunidade, ou seja, criar as condições para que as pessoas, desde o nascimento, possam desenvolver toda sua potencialidade é o que pode nos permitir viver em uma sociedade mais justa”, salientou a secretária.

A concretização do plano capixaba é fruto de um intenso trabalho de diálogo e união, que envolveu diferentes atores sociais, instituições e especialidades, além do envolvimento das instâncias Federal, Estadual e municipal. Essa costura multifacetada e complexa foi coordenada pela Subsecretaria de Articulação de Políticas Intersetoriais (Subapi).

“O Plano Estadual pela Primeira Infância é um trabalho de muitas mãos. Sua concretização significa que agora nós temos um instrumento orientador de políticas públicas, com base nas necessidades para o atendimento ao superior interesse das crianças na primeira infância”, pontuou a subsecretária de Estado de Articulação de Políticas Intersetoriais, Márlei Vieira Fernandes, durante o lançamento.

O plano é organizado em projetos estruturantes, com a finalidade de promover, em diversas frentes, o desenvolvimento integral e integrado das crianças, da gestação aos seis anos completos. São eles: Brinquedopraça, Boa Práticas na Primeira Infância (Bpic), Ampliação do Criança Feliz, Brincar na primeira infância (Brinpi), Caravana da Primeira Infância, Formação de gestores e profissionais da assistência, saúde e educação (Foco), Primeira Infância com Arte (Piarte).

Workshop: diálogo, fortalecimento e formação

O lançamento do Plano Estadual Pela Primeira Infância ocorreu durante o 3º Workshop do Programa Estadual da Primeira Infância Capixaba. O evento aconteceu entre os dias 1º e 3 de junho, no município de Serra.

Voltado para as equipes municipais, o evento busca aprofundar o debate sobre o desenvolvimento infantil por meio do diálogo, trocas e palestras, além de proporcionar um espaço de promoção e divulgação de ações e trabalhos desenvolvido pelos municípios, no âmbito da primeira infância.

Deixe uma resposta

Fique tranquilo! Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies