Governo Federal lança ação de incentivo à participação das mulheres na política
A iniciativa marca o Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil, celebrado nesta quinta (24), e tem como objetivo aumentar a representatividade feminina na política
No aniversário de 90 anos da conquista do voto feminino no Brasil, celebrado nesta quinta-feira (24), o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) lança o Filia Mulher, uma ação suprapartidária, resultado da união de diversas lideranças. O objetivo é o aumento da representatividade feminina na política e o incentivo à filiação das mulheres nos partidos.
A Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM/MMFDH) é a idealizadora da iniciativa, que integra o projeto Mais Mulheres na Política, lançado pela pasta na atual gestão.
“A representatividade feminina na política se reflete em mais políticas públicas para as mulheres. Desde o ano de 2020, nós estamos trabalhando nisso, então nada mais simbólico do que celebrar os 90 anos da conquista do voto feminino no país incentivando a filiação partidária”, afirma a secretária Cristiane Britto.
A titular da SNPM/MMFDH acrescenta ainda que a missão do Filia Mulher é atuar para estimular a participação das mulheres na política e, assim, garantir o maior número de candidatas eleitas. De acordo com a gestora, o segmento feminino representa 52% do eleitorado brasileiro e precisa ocupar também espaços no ambiente político.
“No âmbito dessa ação, buscamos a igualdade de oportunidades, a valorização feminina e, com isso, o aumento da representatividade da mulher na política”, conclui.
Como se filiar
A interessada em iniciar o processo de filiação deve acessar o site do Tribunal Superior eleitoral (TSE) – Partidos Políticos Registrados e pesquisar sobre os partidos políticos de interesse. É importante que se leia os estatutos dos partidos, veja as formas de participação e como ele é organizado. Depois, é só acessar o site do partido escolhido ou diretamente no diretório do partido de preferência. O prazo de filiação partidária para as próximas eleições termina no dia 2 de abril de 2022.
Entre os benefícios em se filiar a um partido, estão: poder participar e contribuir com as discussões políticas do município, estado e país; participar do processo de escolha das candidatas; entender qual o papel da organização partidária no país, no estado e no município; e participar ativamente da vida política, seja concorrendo a um cargo eletivo ou contribuindo com as decisões do partido em favor do país.
Saiba mais
Lançada em agosto de 2020, a primeira edição do Mais Mulheres na Política teve o objetivo de provocar um movimento na sociedade no sentido de eleger pelo menos uma vereadora em cada um dos 5,5 mil municípios brasileiros nas Eleições 2020.
Para isso, a ação incluiu campanhas de conscientização e disseminação de informações sobre o processo eleitoral, a capacitação das atendentes do Ligue 180 para o recebimento de denúncias relacionadas à violência política e a assinatura de um protocolo de intenções com 18 partidos políticos.
O resultado foi mais de 187 mil mulheres candidatas em todo o país, cerca de 28,5 mil a mais que em 2016. No resultado das Eleições 2020 também houve mais eleitas, foram 658 prefeitas contra 641 anteriormente.
Para o cargo de vereadora, as mulheres conquistaram mais de 1,4 mil novas cadeiras nas Câmaras Municipais de todo o país. Em 2016 eram 7,8 mil eleitas, atualmente são 9,1 mil.
Além disso, também caiu a taxa de zero representatividade em 343 municípios. Nas eleições de 2016, 1,2 mil casas legislativas não contavam com uma única vereadora. Agora são 948 nessa condição.
Clique aqui e acesse mais informações sobre o projeto.