Monique Rocha lança clipe de exaltação ao povo negro e de luta contra o racismo
Cantora vai apresentar o videoclipe do samba “Sou Negro” nesta sexta (13), data do aniversário do Museu Capixaba do Negro e da Abolição da Escravatura
“Uma canção de amor e luta”: assim a cantora Monique Rocha define seu novo samba, “Sou Negro”, que terá videoclipe lançado nesta sexta-feira, dia 13 de maio, em seu canal do Youtube. A escolha da data da Abolição da Escravatura para a realização do evento não foi por acaso: considerado um dia de luta para o movimento negro, o 13 de maio é um momento de suscitar debates sobre o enfrentamento contra o racismo. A data marca também o aniversário do Museu Capixaba do Negro Verônica da Pas (Mucane), que foi um dos cenários das gravações do videoclipe, juntamente com o Morro da Fonte Grande.
No sábado (14), o videoclipe será exibido no encerramento do Encontro Estadual do Movimento Negro 2022, às 17h, no Auditório Manoel Vereza, no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
“Sou Negro é uma canção que fala da luta, do racismo, da escravidão, da autoestima, do amor, e da beleza do povo preto”, explica a cantora sobre a composição do parceiro Jean Carlos. A música foi lançada durante a pandemia da Covid-19, em 20 de novembro de 2020, no Dia Nacional da Consciência Negra. O intervalo entre os dois lançamentos serviu para amadurecer o conceito do vídeo e viabilizar a sua execução, uma vez que o projeto foi contemplado no Edital 007/2021 da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória.
Realeza africana
Dirigido por Cintia Braga, o clipe retrata um casal da realeza africana em plena favela brasileira, mostrando suas ruas, suas vielas e seus contrastes. Interpretados por Monique Rocha e pelo compositor Jean Carlos, os personagens transitam no meio da mata, para transmitir a ideia de ancestralidade. “Mostramos através do clipe que os negros não são descendentes de escravos e, sim, de reis e rainhas”, destaca Monique.
Para representar a valorização da cultura afro-brasileira, o vídeo apresenta personalidades negras capixabas de vários segmentos, na área da educação, da política, da juventude, dos movimentos sociais, da diversidade de gênero e das artes. Entre os convidados estão nomes como a atriz Suely Bispo, Zilda Aquino, do Bar da Zilda, a professora e especialista em samba Iamara Nascimento, o acadêmico Gustavo Forde, o músico Fábio Carvalho, o ator Markus Konká, o rapper Sagaz Bicho Solto e a empresária Priscila Gama, entre outros.
“Temos atores, poetas, intelectuais, cantores, bailarinos, personalidades do carnaval, pessoas do congo e do rap”, descreve a cantora. “São pessoas que fazem parte da minha trajetória como artista e outras por quem tenho grande admiração”, revela.
De fato, quem assistir ao videoclipe ficará impressionado com os cenários, a direção de arte de Rômulo Corrêa e a exuberância da indumentária do casal, fruto do Atelier Aguiar Marins e da estética de Ellen Cardoso. A composição, por sua vez, chama a atenção pela originalidade e pelo andamento cadenciado, que remete ao banzo do povo negro em função da violência histórica da escravização: “Este samba é um misto de influências. Tem um quê de ancestralidade e também um pouco de modernidade. É um samba diferente, original”, comenta Monique.
O videoclipe de “Sou Negro” integra o mais novo projeto de Monique Rocha, o show “Sou Negra”, que reúne repertório de sua autoria e de outros compositores capixabas, com base no tema “O Negro: sua história, luta e resistência”. Faz parte deste projeto o videoclipe do samba-congo “Dona Astrogilda”, em homenagem à Dona Astrogilda Ribeiro, a Rainha do Congo do Espírito Santo, lançado em fevereiro último, com apoio do Edital Setorial de Música 033/2019 da Secretaria de Estado da Cultura. “O show ‘Sou Negra’ vem para fortalecer esse momento artístico de produções de músicas autorais na minha carreira”, afirma a cantora.
Serviço
Lançamento do videoclipe “Sou Negra”, de Monique Rocha
Quando: 13 de maio (sexta-feira)
Onde: no canal do YouTube da cantora
Projeto contemplado no Edital 007/2021 Lei Aldir Blanc/SEMC, por meio da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória