Ouvidoria registra mais de 314 mil denúncias de violação de direitos humanos em 2021
As denúncias de violência foram registradas pela Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), por meio do Disque 100 e do Ligue 180
De janeiro a dezembro de 2021, 314.159 denúncias de violência contra públicos vulneráveis foram registradas pela Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), por meio do Disque 100 e do Ligue 180. O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) destinou, no último ano, R$ 28,3 milhões do orçamento para a manutenção dos canais de atendimento, que mensalmente recebem cerca de 9 mil ligações por dia. O montante representa 100% do valor disponibilizado para a Pasta.
“Não baixamos a guarda e não vamos aceitar nenhum tipo de violência no Brasil. É por isso que continuamos a investir nos canais de denúncias, queremos um serviço cada vez melhor para o nosso povo. Quanto mais pessoas conhecerem essas ferramentas, mais estaremos preparados para prevenir e enfrentar situações de violação de direitos humanos”
– Damares Alves, titular do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos
Segundo o balanço divulgado pela ONDH, o público mais atingido são crianças e adolescentes (102.759), seguido por mulheres (88.867), idosos (82.401) e pessoas com deficiência (10.891). A espécie de violação que mais aparece nos registros é contra a integridade das vítimas (298.638), que engloba os aspectos físico, psíquico e patrimonial.
Novidades
Entre as ações que mereceram destaques em 2021, está o aprimoramento do site da Ouvidoria. Além da navegação segura, o portal traz a opção de registro de denúncia on-line e atendimento em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e via chat.
Em outubro, próximo ao Dia das Crianças, o Governo Federal lançou o aplicativo SABE – Conhecer, Aprender e Proteger. A ferramenta oferece a crianças e adolescentes informações sobre direitos, como identificar diferentes tipos de violência e como buscar ajuda. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com apoio da Fundação Abrinq, da Childhood Brasil e da Editora Caqui.
“Ampliamos as nossas opções de canais de atendimento e principalmente temos o dever de sensibilizar e conscientizar a nossa população para chegarmos àqueles mais vulneráveis, como é o caso das crianças e dos adolescentes. Não vamos deixar ninguém para trás”, reforçou o Ouvidor Nacional de Direitos Humanos, Fernando César Ferreira.
Além disso, o MMFDH tem acompanhado e monitorado a qualidade dos registros das denúncias e tem investido em ações de inteligência e gestão das informações com a implantação de painéis que possibilitam a verificação dos dados, como o Painel de Dados dos Direitos Humanos.
Campanhas
Com a proposta de levar ao conhecimento do público os serviços da ONDH, foram fechadas duas parcerias. A partir da assinatura de um acordo de cooperação técnica com o Caixa Econômica Federal, as agências deverão divulgar o Disque 100 e o Ligue 180.
Já no Distrito Federal, uma cooperação com o Departamento de Trânsito (Detran-DF) e a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) possibilitou a veiculação de peças publicitárias sobre os canais denúncias em ônibus das empresas Piracicabana e Pioneira. A parceria também previu a disseminação das informações nos Centros de Formação de Condutores.
Disque 100 e Ligue 180
O Disque Direitos Humanos – Disque 100 e a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 são gratuitos e estão prontos para atender qualquer cidadão 24 horas por dia, incluindo finais de semana e feriados. Além do registro e encaminhamento de denúncias para os órgãos responsáveis, as equipes estão prontas para receber sugestões, elogios, solicitações e reclamações.
Para entrar em contato, basta ligar para o número 180 — para os casos relacionados às mulheres — ou 100 — para os demais. A ONDH também dispõe de site, aplicativo (Direitos Humanos Brasil), WhatsApp (61-99656-5008) e Telegram (digitar na busca “Direitoshumanosbrasilbot”), que oferecem os mesmos serviços de escuta qualificada.