Detentas de presídio de Cariacica participam de oficinas de produção de crônicas que serão publicadas em um livro
As oficinas acontecerão nos dias 6, 13, 20 e 27 de março. As produções que comporão o livro serão escolhidas por um júri de escritores.
O projeto “Elas por Elas: um lugar de – e que fala” promoverá oficinas de produção de cônicas para as detentas da Penitenciária Feminina de Cariacica, localizada no bairro Bubu. O objetivo é incentivar a contação das histórias de vida dessas mulheres e dar visibilidade a essas narrativas, além de descobrir talentos literários.
As oficinas acontecerão nos dias 6, 13, 20 e 27 de março e as produções que comporão o livro serão escolhidas por um júri de escritores capixabas. Para isso, o projeto foi viabilizado a partir do Edital 002/2021, de Diversidade Cultural, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
Quem ministrará as aulas é a proponente do projeto, a escritora e integrante da Academia Cariaciquense de Letras (ACL), Kátia Fialho, e a jornalista e escritora Elaine Dal Gobbo.
“As oficinas, a possibilidade de fazer com que as detentas se expressem, são fundamentais para desmistificar o local onde elas estão, que também é um lugar de fala. Quem sabe, por meio desse projeto, nós não tenhamos a grata surpresa de descobrir uma nova Carolina Maria de Jesus entre elas?!”, destaca Kátia.
Além disso, ao final das oficinas, também será feita uma leitura coletiva de trechos do livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, de Carolina Maria de Jesus. Essa será a oportunidade de proporcionar às detentas o acesso à literatura brasileira – em especial, a produzida por uma autora negra e periférica.