Uma em quatro pessoas com deficiência conclui o ensino básico no Brasil, segundo IBGE
A Pnad Contínua do terceiro trimestre de 2022 mostrou que a defasagem educacional das pessoas com deficiência aumenta com o tempo.
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), realizada no terceiro trimestre de 2022, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que 25,6% das pessoas com deficiência, que tenham 25 anos ou mais, não concluíram e educação básica – isso corresponde a uma pessoa em cada quatro.
A pesquisa também constatou que a parcela de alunos com deficiência na série adequada para sua idade é menor do que entre aqueles sem deficiência, em todas as etapas escolares. A discrepância é menor no primeiro ciclo do ensino fundamental, com percentuais de 89,3% e 93,9%.
Mas a defasagem aumenta com o tempo. No ensino médio, por exemplo, aqueles com deficiência na série correta são 54,4%, enquanto os sem deficiência são 70,3%.
Durante o estudo, as deficiências registradas consideraram oito tipos de dificuldades: de ver, ouvir, de se comunicar, de andar ou subir degraus, de levantar uma garrafa de água de dois litros, de pegar objetos pequenos (ou abrir e fechar recipientes), de aprender (ou se lembrar e se concentrar) e realizar cuidados pessoais.
*Texto: Agência Brasil.