Uma em quatro pessoas com deficiência conclui o ensino básico no Brasil, segundo IBGE

A Pnad Contínua do terceiro trimestre de 2022 mostrou que a defasagem educacional das pessoas com deficiência aumenta com o tempo.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), realizada no terceiro trimestre de 2022, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que 25,6% das pessoas com deficiência, que tenham 25 anos ou mais, não concluíram e educação básica – isso corresponde a uma pessoa em cada quatro.

A pesquisa também constatou que a parcela de alunos com deficiência na série adequada para sua idade é menor do que entre aqueles sem deficiência, em todas as etapas escolares. A discrepância é menor no primeiro ciclo do ensino fundamental, com percentuais de 89,3% e 93,9%.

Mas a defasagem aumenta com o tempo. No ensino médio, por exemplo, aqueles com deficiência na série correta são 54,4%, enquanto os sem deficiência são 70,3%.

Durante o estudo, as deficiências registradas consideraram oito tipos de dificuldades: de ver, ouvir, de se comunicar, de andar ou subir degraus, de levantar uma garrafa de água de dois litros, de pegar objetos pequenos (ou abrir e fechar recipientes), de aprender (ou se lembrar e se concentrar) e realizar cuidados pessoais.

*Texto: Agência Brasil.

Deixe uma resposta

Fique tranquilo! Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies