Apae da Serra contabiliza resultado positivo de campanha sobre conscientização do autismo

O intuito da ação foi promover a cultura do compartilhamento do ato solidário e lembrar do Dia Mundial de Conscientização do Autismo

A Apae da Serra lançou uma campanha solidária de apoio à instituição onde o colaborador também ganhava. O intuito foi o de promover a cultura do compartilhamento do ato solidário e também fazer menção ao dia 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Para participar bastava fazer uma doação para a Apae da Serra no valor de R$ 30,00, entrar em contato com a instituição, apresentar o comprovante e retirar uma camisa. O doador, literalmente, vestiu a camisa da solidariedade e da conscientização!

De acordo com a coordenação da Apae da Serra, foram 102 camisas vendidas. Segundo Carlos Augusto Brommonschenkel Júnior, Gerente Administrativo da instituição, o resultado foi positivo e atingiu o grande objetivo que era conscientizar a sociedade sobre o autismo. Atualmente, a instituição possui 848 usuários, sendo 128 deles autistas.

“A cada 160 crianças que nascem, uma tem autismo. É preciso que a inclusão seja uma realidade para a pessoa com autismo e é com objetivo de oferecer qualidade de vida e lutar por direitos que a Apae da Serra fornece atendimento de qualidade”, afirma.

As Apaes são organizações não governamentais, sem fins lucrativos, que trabalham para que as pessoas com deficiência intelectual e suas famílias vivam com melhor qualidade de vida e felizes.

Além do atendimento às pessoas com deficiência intelectual e múltipla e suas famílias e a luta pela defesa e garantia dos seus direitos e o empoderamento social, o objetivo desse trabalho é também a educação da sociedade sobre a condição da pessoa com deficiência intelectual e sobre como inclusão, autonomia e empoderamento podem fazer um enorme impacto na sociedade.

A Apae da Serra conta com 81 funcionários, entre fisioterapeuta, fonoaudiólogo, neuropediatra, psiquiatra, cardiopediatra, terapeuta ocupacional, psicólogo, professor, assistente social, cuidador, professor de teatro, professor de música, professor de canto, dentre outros.

Dia Mundial do Autismo

A data, criada em 2008 pelas Organização das Nações Unidas (ONU), chama a atenção para a importância de conhecer e tratar o transtorno que atinge mais de 70 milhões de pessoas no mundo, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) envolve atrasos e comprometimentos do desenvolvimento, seja da linguagem, seja no comportamento social. Os sintomas podem ser emocionais, cognitivos, motores ou sensoriais. O diagnóstico definitivo é dado após os 3 anos de idade, mas os sintomas podem ser observados antes disso e os cuidados podem ser iniciados de imediato. A incidência em meninos é maior, tendo uma relação de quatro meninos para uma menina com o transtorno.

Para efeitos legais, os autistas são considerados pessoas com deficiência. De acordo com a Lei nº 12.764/12, é direito da pessoa com TEA o acesso a ações e serviços de saúde, incluindo identificação precoce, atendimento multiprofissional, terapia nutricional, medicamentos e informações que auxiliem no diagnóstico e no tratamento.

O Ministério dos Direitos Humanos, por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, celebra a data e segue empenhada em garantir os direitos das pessoas com autismo no Brasil.

Deixe uma resposta

Fique tranquilo! Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies