App Jade apresenta excelentes resultados no atendimento à pessoa com deficiência em Afonso Cláudio
Apae de Afonso Cláudio utiliza o aplicativo que estimula e desenvolve as funções cognitivas dos atendidos
Disponibilizado pela Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo, o aplicativo Jade Autism estimula e desenvolve as funções cognitivas de crianças, através de dados de comportamento, atenção e observação por meio de algoritmos desenvolvidos para isso.
A Apae de Afonso Cláudio foi uma das instituições que aderiu ao uso do Jade e aproximadamente 45 usuários faziam uso do aplicativo, antes da pandemia. Após, de acordo com Yara Ferreira Rebuli Coco, instrutora de informática da instituição, foram elaborados materiais compostos por vídeos e arquivos em PDF para reforçar com as famílias, os benefícios do Jade.
Segundo Yara, o Jade é completo e seus recursos possibilitam uma série de informações sobre o desempenho dos usuários através dos gráficos de desempenho. “Para os usuários é um jogo muito atrativo. É nítido o interesse de todos, mesmo com idades e deficiências distintas. Desde a concentração, a memorizar, cores, imagens, associar números, dentre outros benefícios.”, afirma.
A instrutora pontua ainda, uma melhora significativa nos usuários que utilizam o aplicativo. “A medida que iam surgindo novas imagens e associações de números, percebi um avanço em reconhecer essas imagens, os números, as quantidades corretas. A medida que iam passando as fases, gerava um interesse maior nos usuários”, conta Yara, que acredita na possibilidade de trabalhar várias áreas, como concentração, memorização, dentre outras, através dessas ferramentas.
Yara finaliza, afirmando que o aplicativo constantemente passa por atualizações, o que o torna cada vez mais eficiente e recomenda a utilização por outras Apaes do Espírito Santo. “Com toda certeza eu recomendo para que outras instituições usem o Jade”, afirma.