Feapaes-ES solicita antecipação da vacinação para as pessoas com deficiência intelectual
No documento, o presidente também ressalta os efeitos negativos que o isolamento social causa às pessoas com deficiência intelectual
A pandemia do novo coronavírus tem sido acompanhada de muito perto pela Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo (Feapaes-ES), que, desde o início, adotou medidas para garantir a segurança das pessoas e dos profissionais das Apaes e coirmãs do estado.
“Temos acompanhado com grande ansiedade o início da vacinação, entendo ser um passo fundamental para o controle dessa pandemia e a possibilidade de reestruturar na plenitude as ações em prol das pessoas com deficiência”, explica Vanderson Pedruzzi Gaburo, presidente da Feapaes-ES.
Segundo a Feapaes-ES, os dados do painel Covid-19 do Governo do Estado mostram que a taxa de letalidade das pessoas com deficiência é de 4,7%, enquanto para a população essa taxa é de 1,9%, fato que atesta que a chance de uma pessoa com deficiência em contrair a doença e evoluir para óbito é mais que o dobro.
Diante desses dados, a Feapaes-ES solicitou, através de ofício enviado ao Governo do Estado, a antecipação do início da vacinação para as pessoas com deficiência. “Esse dado reafirma o caráter urgente de um olhar diferenciado por parte do Poder Público para essa parcela da população”, afirma Gaburo.
No documento, o presidente também ressalta os efeitos negativos que o isolamento social causa às pessoas com deficiência intelectual e a necessidade de estratégias para minimizar os impactos decorrentes desse processo, tendo em vista ainda os fatores sociais e demais carências atreladas a grande parte dessas famílias.