Feapaes-ES solicita antecipação da vacinação para as pessoas com deficiência intelectual

No documento, o presidente também ressalta os efeitos negativos que o isolamento social causa às pessoas com deficiência intelectual

A pandemia do novo coronavírus tem sido acompanhada de muito perto pela Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo (Feapaes-ES), que, desde o início, adotou medidas para garantir a segurança das pessoas e dos profissionais das Apaes e coirmãs do estado.

“Temos acompanhado com grande ansiedade o início da vacinação, entendo ser um passo fundamental para o controle dessa pandemia e a possibilidade de reestruturar na plenitude as ações em prol das pessoas com deficiência”, explica Vanderson Pedruzzi Gaburo, presidente da Feapaes-ES.

Segundo a Feapaes-ES, os dados do painel Covid-19 do Governo do Estado mostram que a taxa de letalidade das pessoas com deficiência é de 4,7%, enquanto para a população essa taxa é de 1,9%, fato que atesta que a chance de uma pessoa com deficiência em contrair a doença e evoluir para óbito é mais que o dobro.

Diante desses dados, a Feapaes-ES solicitou, através de ofício enviado ao Governo do Estado, a antecipação do início da vacinação para as pessoas com deficiência. “Esse dado reafirma o caráter urgente de um olhar diferenciado por parte do Poder Público para essa parcela da população”, afirma Gaburo.

No documento, o presidente também ressalta os efeitos negativos que o isolamento social causa às pessoas com deficiência intelectual e a necessidade de estratégias para minimizar os impactos decorrentes desse processo, tendo em vista ainda os fatores sociais e demais carências atreladas a grande parte dessas famílias.

Deixe uma resposta

Fique tranquilo! Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies