Hospitais Filantrópicos representam 90% dos atendimentos do SUS em diversas regiões do ES

Em entrevista ao Um Social, Fabricio Gaeede, presidente da Fehofes, avaliou o setor e falou sobre o trabalho da federação no Espírito Santo

Os Hospitais Filantrópicos do Espírito Santo são instituições que têm papel fundamental no atendimento à população sendo que, em determinadas regiões, eles são os únicos na prestação de serviços de baixa, média e alta complexidade.

Atualmente, os capixabas contam com 36 unidades, de norte a sul do estado, presentes em 34 cidades. Desses, 28 são associados à Federação de Hospitais Filantrópicos do Espírito Santo (Fehofes). Os hospitais filantrópicos disponibilizam 70% dos leitos para o Sistema Único de Saúde (SUS), realizam 60% dos atendimentos ao SUS e alguns, chegando em certas regiões, a realizar de 80% a 90% dos atendimentos deste serviço público.

Esses dados são bem expressivos e surpreendem ainda mais, quando dos 78 municípios capixabas, 27 deles, os filantrópicos são os únicos existentes em determinadas cidades.

Em entrevista ao portal Um Social, o presidente da Fehofes, Fabricio Gaeede, explicou que ,em 2019, os hospitais filantrópicos realizaram ao SUS: 74% das internações de alta complexidade, 52% das internações e mais de 5,4 milhões de atendimentos ambulatoriais.

Os recursos financeiros que gerem as instituições filantrópicas são provenientes das três esferas públicas: União, Estado e Município. Mas, a participação da sociedade civil, por meio de associações sem fins lucrativos, é o fundamental e mais importante financiador. “A sociedade é a principal responsável pelas associações que movimentam recursos para os hospitais filantrópicos e ele passa a ser um verdadeiro patrimônio dela”, afirma Gaeede.

Pandemia

Durante a pandemia do novo coronavírus, os serviços de saúde sofreram grandes demandas e a participação dos hospitais filantrópicos precisaram se adaptar para participarem do combate e controle da doença que matou milhares de pessoas pelo mundo. Em diversas instituições, os serviços passaram por mudanças de perfil realizando tratamento direto ou como suporte para unidades de saúde de referência ao Covid-19.

“Juntos pela Vida”

Durante a pandemia um dos grandes desafios foi a aquisição de insumos de trabalho que, devido a grande demanda, tornaram-se mais caros. Diante desse problema, a Fehofes deu início a campanha Juntos pela Vida, responsável por arrecadar R$ 3,5 milhões, que foram distribuídos a todos os hospitais federados, sendo desses, 22 de pequeno porte, ajudados exclusivamente pelos recursos angariados neste movimento.

“A missão da federação é justamente promover e desenvolver as instituições filantrópicas, tornando-as fortes para atender a sociedade. Nós existimos para servir e o nosso papel é criar engajamento com a sociedade, capacitar seus gestores, defender, proteger, representar e assistir os interesses sociais e econômicos dos hospitais associados, colaborando também com os poderes públicos e organismos de direito privado no sentido da solidariedade humana e da assistência médico-social”

– Fabricio Gaeede, presidente da Fehofes

Serviço

A Federação de Hospitais Filantrópicos do Espírito Santo (Fehofes) está localizada na Avenida Nossa Senhora da Penha, 2.035 – Edifício Dadalto – Vitória-ES e é filiada à Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Brasil (CMB).

Saiba mais

Deixe uma resposta

Fique tranquilo! Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies