“Não dá para ajudar todo mundo, mas conseguimos dar mais qualidade de vida”, comenta Bruno do Vale
Em entrevista, o empresário contou detalhes sobre o projeto "Cortinas Abertas" que atende mais de 400 alunos na Serra
Cultura e arte como ferramenta de transformação social. Com esta proposta Bruno do Vale Couto Teixeira, oficial substituto do Cartório 1ª Ofício do município de Serra (ES), deu início, há doze anos, a um projeto de musicalização para os alunos da Apae. Na época, a proposta era voltada para a introdução da música no seu contexto educacional e produção de instrumentos musicais simples.
O projeto era uma necessidade de cumprimento de certificações ISO da então Associação de Empresários da Serra. Com o passar dos anos, a associação não está mais à frente deste movimento, mas Bruno manteve não só esta iniciativa, como a modificou e deu início a outras ações sociais que hoje beneficiam toda a região de abrangência do cartório, no Distrito de Carapina.
O projeto de musicalização hoje, deu lugar ao Cortinas Abertas, onde a Apae promove a seleção de um professor de artes cênicas e administra a frequência das aulas para os alunos, ficando todas as despesas por conta do Cartório.
Além disso, Bruno também realiza anualmente arrecadação de alimentos junto a parceiros como a Comunidade Católica da Serra e a Campanha do Agasalho, que beneficia o Lar dos Idosos Professor Coelho Sampaio. Mas, a menina dos olhos do empresário é o Cortinas Abertas.
“Na Apae, não são só os cerca de 400 alunos beneficiados, são quatrocentas famílias que de maneira direta e indireta recebem os benefícios que o Cortinas Abertas proporciona”, afirma.
Ainda na Apae, Bruno mantém anualmente colaboração com o Natal da instituição e a Festa Junina, com a distribuição de kits de presentes, envolvendo outros parceiros comerciais e pessoas físicas. Inclusive, ele destaca que, para quem quiser informações e também colaborar com quaisquer destas ações sociais, as portas estão sempre abertas.
“Não dá para ajudar todo mundo, mas conseguimos dar mais qualidade de vida para as pessoas e estamos abertos para a colaboração de interessados em ajudar também”
– Bruno do Vale Couto Teixeira
Sustentabilidade
Para o futuro, a reciclagem e a sustentabilidade são as novas ideias de atuação social que Bruno pretende desenvolver. No cartório, por exemplo, já foi realizada toda a adequação do sistema de tratamento de água, visando o não desperdício e o início da reciclagem dos materiais descartados. Esta última ainda em processo de execução, devido a entraves burocráticos.
“Nós demos início ao projeto de reciclagem que ainda depende de outros órgãos para dar sequência e para o futuro, essas são as nossas expectativas de ação”, finaliza.
Como ajudar?
Os interessados em apoiar essas e outras iniciativas pode buscar mais informações sobre os projetos sociais desenvolvidos pelo Cartório pelo e-mail: qualidade@cartorioserra.com.br ou pelo telefone (27) 3038-7916.