Projeto oferece oficinas de audiovisual gratuitas para pessoas LGBTQIA+ no ES

Nas oficinas, os participantes terão contato com técnicas de roteiro para produção audiovisual e editoração de textos

Divulgação/Secom

Um projeto, que une a escrita criativa em roteiro com a editoração de livros, vai desembarcar no Espírito Santo, com um ciclo formativo de oficinas gratuitas na área do audiovisual, voltado para o público LGBTQIAPN+. Ao todo, o “Dos filmes que ainda não fizemos LGBTQIAPN+” vai oferecer 30 vagas, sendo que 25% delas serão  destinada a pessoas pretas, pardas, indígenas quilombolas, PCD ou idosas.

As inscrições podem ser feitas por meio de formulário on-line e seguem até 20 de fevereiro. Podem participar pessoas maiores de 16 anos autodeclaradas LGBTQIAPN+. Já as oficinas ocorrerão de forma remota, às terças-feiras e quintas-feiras, entre os dias 27 de fevereiro e 14 de março.

Nas oficinas, os participantes terão contato com técnicas de roteiro para produção audiovisual e editoração de textos. As formações serão ministradas por profissionais capacitados da área e terão duração total de 24 horas, com aulas remotas e síncronas, distribuídas em seis módulos de quatro horas-aula para Técnica de Roteiro para Audiovisual e dois módulos de quatro horas-aula para Editoração de Textos e Livros.

Ao final do ciclo formativo, será publicada em livro uma coletânea de roteiros cinematográficos produzidos ao longo das oficinas pelos participantes. Serão impressos 100 exemplares, além de uma edição exclusiva em Braille que será doada a uma instituição para acesso público.

Haverá também uma versão digital para download em plataforma gratuita. O projeto prevê a entrega de 20% dos exemplares impressos para bibliotecas públicas e comunitárias do Espírito Santo.

“Dos filmes que ainda não fizemos LGBTQIAPN+”

A iniciativa é realizada com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult), e tem como objetivo dar visibilidade às vivências LGBTQIAPN+, a partir da produção de roteiros audiovisuais, evidenciando seus diversos atravessamentos.

Além disso, o projeto também recebeu vários prêmios, entre eles o Fundo Nível All Out, Prêmio das Artes Jorge Portugal e Prêmio Funarte Descentrarte. A proposta segundo os organizadores, é aproximar e complementar as linguagens cinema e literatura. Até o momento, os estados contemplados foram: Bahia, Distrito Federal, Paraná e Santa Catarina.

Deixe uma resposta

Fique tranquilo! Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies