Artesãs capixabas são destaques em prêmio de sustentabilidade
A iniciativa, que conta com o apoio da Prefeitura de Aracruz e do Sebrae/ES, é uma das finalistas do Prêmio Biguá de Sustentabilidade.
Na comunidade de Boa Vista, distrito de Santa Rosa, em Aracruz, uma planta está transformando a vida das mulheres da região. Com as folhas da taboa, que crescem às margens do rio Piraquê-Mirim, elas têm criado artesanatos e gerado renda através de práticas sustentáveis.
A iniciativa, que conta com o apoio da Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), é uma das finalistas do Prêmio Biguá de Sustentabilidade na região Norte.
“Estamos muito felizes com essa notícia, principalmente por estarmos entre os três primeiros colocados. Nunca tivemos a oportunidade de mostrar nosso trabalho para tantas pessoas”, comemora Rosiana Carvalho Pereira Moreira, 42 anos, uma das dez artesãs envolvidas no projeto.
O Prêmio selecionou projetos e iniciativas que valorizam o cuidado com o solo, água, fauna e flora nas regiões Sul, Norte e Noroeste do Estado. Na região Norte, o evento de premiação acontece no dia 28 de setembro, em Linhares. O trabalho das artesãs concorreu na categoria poder público.