Governo do Espírito Santo anuncia Central de Intermediação em Libras

O projeto visa à tradução simultânea de forma a viabilizar a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes, por meio de dispositivo digital

Em alusão ao Dia Nacional dos Surdos, o Governo do Estado anunciou, no domingo (26), a Central de Intermediação em Libras (CIL-ES), um serviço inédito no Espírito Santo que será lançado em breve.

O projeto visa à tradução simultânea de forma a viabilizar a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes, por meio de dispositivo digital. A interpretação, nesse caso, ocorrerá por meio de uma videochamada com intérpretes, com parâmetros avançados de tecnologia, disponível para sistemas iOS, Android e Windows.

“Será um serviço disponível sete dias por semana, 24 horas por dia. Para que as pessoas com deficiência auditiva possam acessar o aplicativo a qualquer momento. Sempre haverá um intérprete para auxiliar na comunicação, como, por exemplo, quando a pessoa estiver em uma loja, no médico, em qualquer situação. Essa é mais uma ação inovadora e inclusiva, que dará dignidade aos capixabas. Em breve, o serviço estará disponível em todo território do Espírito Santo”, comentou o governador Renato Casagrande.

A empresa que vai prestar os serviços foi contratada, na última sexta-feira (24), por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH). A CIL-ES também poderá ser utilizada para a prestação de informações sobre serviços públicos, por meio de imagem em tempo real entre intérpretes da Central e pessoas com deficiência auditiva e/ou surda usuárias de Libras. Este serviço estará disponível 24 horas por dia para atender às situações de emergência, e os intérpretes trabalharão em regime de plantão sete dias por semana, inclusive nos feriados.

A Central visa a assegurar o direito à comunicação, conforme prevê a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Em breve, o serviço será lançado e seu funcionamento apresentado à população capixaba.

“Quando assumimos este governo, tomamos conhecimento sobre o projeto e vimos que estava parado. Nos reunimos com as associações de surdos do nosso Estado para entender a importância desse serviço para essas pessoas. A Central de Intermediação em Libras representa um avanço para a inclusão social dos cidadãos e das cidadãs que fazem uso de Libras no Estado do Espírito Santo, garantindo o desenvolvimento da autonomia e potencialidade das pessoas com deficiência auditiva ou surdez que há tempos demandam serviços desse tipo”

– Nara Borgo, secretária de Estado de Direitos Humanos

Deixe uma resposta

Fique tranquilo! Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies