Perucas confeccionadas em presídio do Espírito Santo são doadas para crianças com câncer

O projeto “Mãos Solidárias” é desenvolvido desde 2014 e atua na confecção de perucas, turbantes, lenços e prótese mamária em tecido

A Secretaria da Justiça (Sejus) realizou, na tarde da última sexta-feira (1º), a entrega de seis perucas confeccionadas por internas do Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL). A ação é resultado de um trabalho em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), polo Vila Velha, que realizou uma campanha de sensibilização para o câncer com a arrecadação de mechas, que foram encaminhadas ao projeto “Mãos Solidárias”.

Desenvolvido desde 2014, no Centro Prisional Feminino de Colatina, o projeto “Mãos Solidárias” tem como objetivo a confecção de perucas, turbantes, lenços e prótese mamária em tecido. Atualmente, há quatro internas trabalhando de forma voluntária.

A subsecretária de Estado de Ressocialização da Sejus, Karina Bayerl, destacou que o projeto realizado pelo CPFCOL, além de ser apreciado pelas pessoas que recebem as perucas e demais itens confeccionados, tem um valor importante para as internas participantes, que aprendem um ofício e se solidarizam com o tratamento das pacientes.

“Há um grande potencial nesse projeto, que concede oportunidade às internas de dominar essa habilidade específica, que é a confecção de perucas, bem como a de corte e costura, ao produzirem lenços, turbantes e demais peças. Além disso, o Mãos Solidárias fomenta o aspecto humanizador, com o trabalho em equipe, o contato com os materiais fonte de doação e com a empatia aos pacientes com câncer. É uma iniciativa linda que transforma muitas vidas”, ressaltou Karina.

A professora Marinalva Cavalieri Bittencourt foi uma das responsáveis pela parceria. Ela, que atua na rede de ensino municipal de Vila Velha e na Universidade Aberta Brasil, conta que vivenciou com seus alunos uma situação que fomentou essa campanha pela sensibilização e conscientização do câncer infantil. Durante essa jornada, a docente conheceu o projeto Mãos Solidárias e propôs uma parceria com a Sejus. Ela e os alunos arrecadaram mechas transformadas em perucas que serão doadas à Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci).

“Nossa iniciativa envolveu palestras sobre o câncer infantil, escrevemos um livro e fizemos uma campanha de arrecadação. É tão bom quando nós desenvolvemos um projeto e vemos o retorno dele, contribuindo de fato com as pessoas. Convidamos todos os que doaram e se envolveram na campanha a participarem desse encontro nesta sexta-feira (1º), para que acompanhassem o resultado. Ficamos felizes pela parceria com a Sejus, que resultou na confecção dessas perucas”, disse Marinalva Bittencourt.
Mãos Solidárias

A diretora do Centro Prisional Feminino de Colatina, Maria Aparecida de Freitas Albuquerque, contou que o projeto Mãos Solidárias tem uma sala própria, com máquinas de costura apropriadas para a confecção de perucas, além da produção de próteses mamárias em tecido, lenços e turbantes. A iniciativa recebe doações de cabelos e insumos de igrejas, salões de beleza, faculdades, dos próprios inspetores penitenciários e da sociedade em geral.

“O projeto Mãos Solidárias é muito humanizador, porque a confecção de perucas e acessórios para o cabelo resgata a autoestima da paciente, que, além de receber um diagnóstico negativo e descobrir o câncer, com o tratamento acaba perdendo parte dos cabelos. Levar também um pouco de felicidade para essas pacientes não tem preço e ensina a todos os envolvidos a ser pessoas melhores. As internas quase sempre participam das entregas e a sensação é a melhor possível. Elas conseguem entender o real valor do projeto, no momento em que as pessoas que recebem as perucas agradecem a elas, bastante emocionadas”, pontuou Maria Aparecida Albuquerque.

Deixe uma resposta

Fique tranquilo! Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies