Deputados do Espírito Santo aprovam criação de Núcleo do Terceiro Setor
O Projeto de Resolução da Mesa Diretora foi aprovado e vai contribuir com as entidades que prestam serviços sociais e assistenciais
Os deputados aprovaram a criação do Núcleo do Terceiro Setor da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). O objetivo do espaço é apoiar entidades que prestam serviços sociais e assistenciais aos capixabas, bem como fomentar parcerias entre o Poder Público e o terceiro setor.
O Projeto de Resolução (PR) 6/2021 é de autoria da Mesa Diretora e teve, primeiramente, parecer conjunto pela aprovação das comissões de Justiça, Assistência Social, Cidadania e Finanças. A relatora da matéria, deputada Janete de Sá (PMN), esclareceu que a proposta não cria cargos nem outras despesas para a Casa.
A estrutura vai se chamar Núcleo do Terceiro Setor “Otacílio Coser”, em homenagem ao fundador do Grupo Coimex, um dos maiores grupos privados do país. Conforme o texto, o espaço será ligado, administrativamente, à Comissão de Assistência Social da Casa.
O terceiro setor é composto por organizações sem fins lucrativos, como Organizações Não Governamentais (ONGs) e entidades filantrópicas, que realizam serviços públicos em favor da sociedade por meio de atividades voluntárias.
Durante a análise da matéria na Comissão de Saúde, o deputado Doutor Hércules (MDB) destacou a importância de apoiar as entidades filantrópicas. “A função desse núcleo não será pedir vaga ou dinheiro por aí. O núcleo vai atuar no apoio e capacitação dessas entidades, que são muito importantes para a área de saúde e assistência social. Para se ter uma ideia, em Vila Velha, na gestão do prefeito Rodney Miranda (2013-2016), sobraram R$ 11 milhões na pasta de Assistência Social porque as entidades não sabiam como requerer esse recurso. É preciso orientar e capacitar”, reforçou.
O projeto agora aguarda pela publicação de resolução no Diário do Poder Legislativo (DPL) para ser colocado em prática.
Otacílio Coser
Nascido em Itaguaçu, em 1927, Otacílio Coser foi o fundador do Grupo Coimex, um dos maiores grupos privados do país. O empreendedor iniciou os seus negócios no ramo da cafeicultura, depois passou para o setor automobilístico e aos poucos foi expandindo seus negócios para uma grande diversidade de setores.
O empresário faleceu em novembro de 2019, aos 92 anos, em decorrência de diversos problemas de saúde. Além de uma marca forte e consolidada no mercado ao longo dos anos, Otacílio Coser deixou também um legado de empreendedorismo e visão de mercado.
O Grupo Coimex tem hoje uma receita anual aproximada de R$ 6 bilhões, com forte atuação no comércio exterior.