Programa inédito do Governo do Estado atrela a cafeicultura ao desenvolvimento sustentável
Entre as metas do plano, está a execução de ações com o objetivo de implementar a cafeicultura de baixo carbono.
O Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cafeicultura do Espírito Santo, lançado pelo governador do Estado, Renato Casagrande, nesta semana, traz os princípios de sustentabilidade, governança, tecnologia, social e agregação de valor para a cafeicultura capixaba.
Entre as metas do plano, estão a capacitação de produtores e técnicos para o uso racional de agroquímicos, a ampliação de uso de bioinsumos, o manejo de irrigação, a conservação florestal e ações para a implementação da cafeicultura de baixo carbono.
“Esse programa é seguramente o mais completo programa de desenvolvimento da cafeicultura do Brasil. O conceito de sustentabilidade é um tema que está incluso em todos os eixos de atuação e o objetivo é agregar valor à produção de café do Espírito Santo”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli.
O programa é desenvolvido por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), inclui todos os elos da cadeia produtiva do café e será implementado por diversas instituições.