Gestores de entidades voltadas a idosos vão receber capacitação em educação financeira
As capacitações foram incluídas no Protocolo de Intenções do governo federal assinado no dia 2 de setembro
Gestores de instituições que prestam serviços de cuidados a idosos participarão de capacitação em educação financeira. A qualificação está prevista no Protocolo de Intenções assinado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e pela Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), no último dia 2 de setembro. A assinatura do documento ocorreu durante cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).
Com a parceria, caberá ao MMFDH disponibilizar dados sobre as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), além de articular quais conteúdos e modalidades são mais adequados ao público-alvo. A Abefin será responsável por ofertar o ensino e compartilhar informações.
“Vamos orientar nossos idosos sobre como gastar seu dinheiro. A educação financeira vai permitir melhor qualidade de vida, além de evitar que pessoas mal-intencionadas se aproveitem deles. Esta é uma das formas de cuidarmos dos idosos no Brasil”, afirmou a ministra Damares Alves.
O protocolo tem a vigência de seis meses e não envolve a transferência de recursos financeiros.
“Para a Abefin, poder disseminar o conteúdo de educação financeira para esses profissionais de instituições que prestam serviços de cuidados para idosos é muito importante, pois sabemos que esse conhecimento será repassado a esse público, que tem grande necessidade. Lembro sempre que não tem idade para aprender educação financeira. Ela transforma e melhora vidas”, disse o presidente da Abefin, Reinaldo Domingos.
Políticas Públicas
Na estrutura do MMFDH, a Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI) coordena as iniciativas que visam a assegurar direitos sociais, além de criar condições de promoção de autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. O estabelecimento das ações culmina em uma visão integral das pessoas idosas como detentoras de direitos.