Instituição promove arte, cultura e educação para crianças em vulnerabilidade social de Aracruz
São desenvolvidas ações no contraturno escolar em cinco eixos: fortalecimento de vínculos, educação, esportes, artes e música.
O Projeto Minha Chance é uma instituição sem fins lucrativos, fundada pela Igreja Presbiteriana de Aracruz, e que atende 60 crianças e adolescentes entre 7 e 14 anos de idade no contraturno escolar. Lá, elas participam de atividades socioeducativas, culturais e recreativas.
Neste sentido, são desenvolvidas ações em cinco eixos: fortalecimento de vínculos, educação, esportes, artes e música.
São realizadas oficinas de fortalecimento de vínculos, espaços de desenvolvimento de leitura, raciocínio, aprendizado e conscientização. Já em artes, música e esporte são estimuladas a criatividade, a coordenação e expressão do ser, além de habilidades sensoriais, trabalho em equipe, entre outros.
“Acredito que o Projeto colabora para o desenvolvimento emocional, psicológico e cognitivo dessas crianças e adolescentes e ajuda na transformação da comunidade na qual eles estão inseridos”, conta a administradora e diretora-presidente do Minha Chance Hellen Santi Cordeiro Amaral.
Ela explica que atua na instituição como voluntária desde 2018 e, desde então, já foi secretária e diretora. Para Hellen, a importância do projeto está nos valores essenciais ao desenvolvimento da cidadania e da vida em sociedade que são transmitidos aos seus beneficiários.