Indicação Parlamentar propõe avaliação diagnóstica nas escolas do ES
O objetivo é instituir nas escolas públicas e privadas, o Plano de Atenção Educacional Especializada para alunos com dificuldades de aprendizagem
A realização de avaliação diagnóstica e acompanhamento especializado de alunos com transtornos de aprendizagem é objeto de proposta do deputado Doutor Hércules (MDB) que foi apresentada na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). O deputado é autor da Indicação Parlamentar 2108/2020, aprovada pelo Plenário e encaminhada ao governo do estado.
A matéria visa instituir, nas redes pública e privada de educação, o Plano de Atenção Educacional Especializada para alunos com dificuldades de aprendizagem como dislexia, discalculia, disgrafia, entre outros transtornos.
O objetivo, segundo o deputado, é contornar as dificuldades desses alunos, melhorar o aproveitamento dos conteúdos escolares e facilitar a socialização do educando no ambiente escolar.
A iniciativa também versa sobre a criação de um sistema de informação e acompanhamento, além de um cadastro para elaboração de estratégias de intervenção, a fim de possibilitar o pleno aprendizado.
Transtornos de aprendizagem
De acordo com a Associação Brasileira de Dislexia, o transtorno é genético e hereditário e acomete entre 0,5% a 17% da população mundial. De origem neurobiológica, ele se caracteriza pela dificuldade no reconhecimento preciso ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração.
Já a disgrafia é a dificuldade no aprendizado da escrita de letras e números, o que causa ansiedade, lentidão e confusão no que foi escrito, tornando muitas vezes ininteligível o que foi produzido em sala de aula.
A discalculia é decorrente de má formação neurológica e caracteriza-se pela dificuldade no aprendizado de números, fazendo com que o aluno seja incapaz de identificar sinais, realizar operações e entender conceitos matemáticos em geral.
Em comum, esses tipos de transtornos apresentam basicamente os mesmos sinais, tais como falta de atenção e atraso no desenvolvimento no ambiente escolar.
“As dificuldades de aprendizagem são recorrentes no ambiente escolar. É necessário que todos trabalhem em conjunto para auxiliar a criança na busca do aprendizado e socialização. Nossa indicação visa contemplar esses alunos. Acreditamos que eles têm o direito de serem reconhecidos, bem como assistidos nos sistemas de educação e saúde, com cuidado individualizado como forma de garantir a sua qualidade de vida”, afirma Doutor Hércules.
Com informações da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales)