Indicação Parlamentar propõe avaliação diagnóstica nas escolas do ES

O objetivo é instituir nas escolas públicas e privadas, o Plano de Atenção Educacional Especializada para alunos com dificuldades de aprendizagem

A realização de avaliação diagnóstica e acompanhamento especializado de alunos com transtornos de aprendizagem é objeto de proposta do deputado Doutor Hércules (MDB) que foi apresentada na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). O deputado é autor da Indicação Parlamentar 2108/2020, aprovada pelo Plenário e encaminhada ao governo do estado.

A matéria visa instituir, nas redes pública e privada de educação, o Plano de Atenção Educacional Especializada para alunos com dificuldades de aprendizagem como dislexia, discalculia, disgrafia, entre outros transtornos.

O objetivo, segundo o deputado, é contornar as dificuldades desses alunos, melhorar o aproveitamento dos conteúdos escolares e facilitar a socialização do educando no ambiente escolar.

A iniciativa também versa sobre a criação de um sistema de informação e acompanhamento, além de um cadastro para elaboração de estratégias de intervenção, a fim de possibilitar o pleno aprendizado.

Transtornos de aprendizagem

De acordo com a Associação Brasileira de Dislexia, o transtorno é genético e hereditário e acomete entre 0,5% a 17% da população mundial. De origem neurobiológica, ele se caracteriza pela dificuldade no reconhecimento preciso ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração.

Já a disgrafia é a dificuldade no aprendizado da escrita de letras e números, o que causa ansiedade, lentidão e confusão no que foi escrito, tornando muitas vezes ininteligível o que foi produzido em sala de aula.

A discalculia é decorrente de má formação neurológica e caracteriza-se pela dificuldade no aprendizado de números, fazendo com que o aluno seja incapaz de identificar sinais, realizar operações e entender conceitos matemáticos em geral.

Em comum, esses tipos de transtornos apresentam basicamente os mesmos sinais, tais como falta de atenção e atraso no desenvolvimento no ambiente escolar.

“As dificuldades de aprendizagem são recorrentes no ambiente escolar. É necessário que todos trabalhem em conjunto para auxiliar a criança na busca do aprendizado e socialização. Nossa indicação visa contemplar esses alunos. Acreditamos que eles têm o direito de serem reconhecidos, bem como assistidos nos sistemas de educação e saúde, com cuidado individualizado como forma de garantir a sua qualidade de vida”, afirma Doutor Hércules.

Com informações da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales)

Deixe uma resposta

Fique tranquilo! Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies