Lei aprovada na Ales vai possibilitar maior fiscalização no cumprimento das normas de acessibilidade no ES

O Projeto de Lei nº 9/2019, de autoria do deputado Doutor Hércules, foi aprovado na Ales e encaminhado para sanção do Poder Executivo

A inclusão e a acessibilidade de pessoas com deficiência no Espírito Santo voltou a ganhar destaque nesta semana. O Projeto de Lei nº 9/2019, de autoria do deputado Doutor Hércules (Patriota), foi aprovado na Assembleia Legislativa na última quarta-feira (6) e encaminhado para sanção do Governo do Estado.

A nova lei tem o objetivo de garantir que o Tribunal de Contas do Espírito Santo realize fiscalizações periódicas nas unidades administrativas de Administração Direta e Indireta com a finalidade de coibir o desrespeito em relação à aplicabilidade prática das normas de acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência previstas na Lei Federal 13.146/2015, além das normas técnicas pertinente.

De acordo com o deputado Doutor Hércules, autor da proposta, a legislação atual já prevê a existência de acessibilidade nos edifícios de uso público e edifícios públicos. No entanto, o parlamentar destaca que a lei criada por ele busca criar mecanismos que fiscalizem o cumprimento dessa obrigação legal, garantindo às pessoas com deficiência mais inclusão e respeito.

“Esse projeto é importante porque vai obrigar aos gestores públicos terem uma política pública definida para a acessibilidade e para inclusão das pessoas com deficiência, já que, com a sanção do PL, o Tribunal de Contas do ES irá fiscalizar especificamente esta questão. É, sem dúvidas, mais uma vitória do nosso mandato em relação às pessoas com deficiência”

– Doutor Hércules, deputado e autor do Projeto de Lei

Modificação

O texto inicial do Projeto de Lei impunha a rejeição das contas de gestores públicos e políticos que não respeitassem as normas de acessibilidade e inclusão previstas no Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei Federal 13.146/2015).

Entretanto, com a tramitação do projeto, a matéria ganhou uma emenda que modificou o texto integralmente. Dessa forma, o projeto passa a exigir que o Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) fiscalize periodicamente as unidades administrativas da administração direta e indireta para impedir desrespeito ao Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Após aprovado, o Projeto de Lei foi encaminhado para apreciação do Governo do Espírito Santo e aguarda para ser sancionado.

Deixe uma resposta

Fique tranquilo! Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies