Projeto assegura o direito à fertilização assistida para as pessoas com deficiência no SUS

O Projeto de Lei que assegura, nos serviços de saúde pública, o respeito à vida sexual da pessoa com deficiência está em análise na Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados está analisando o Projeto de Lei 3565/20 que assegura, nos serviços de saúde pública, o respeito à vida sexual da pessoa com deficiência e o atendimento à saúde reprodutiva dessas pessoas, incluindo o direito à fertilização assistida.

O texto inclui a medida no Estatuto da Pessoa com Deficiência. A lei já assegura atenção integral à saúde da pessoa com deficiência no Sistema Único de Saúde (SUS). Mas, para a deputada Maria Rosas (Republicanos-SP), autora da proposta, é importante explicitar o respeito pela vida sexual dessas pessoas, com a eliminação de preconceitos ou mitos, e “enfatizar o direito à reprodução assistida, tanto no que diz respeito à concepção quanto à anticoncepção”.

Tramitação

A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Por Agência Câmara de Notícias

Deixe uma resposta

Fique tranquilo! Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies