ONG da Serra promove educação ambiental por meio de passeios aventureiros
O Guardiões do Mestre também atua na realização de levantamentos de espécies, guiamentos e denúncias de caça e desmatamento
Desenvolver ações de promoção, educação, defesa e conservação da Área de Proteção Ambiental (APA) Mestre Álvaro, na Serra, é uma das atividades desenvolvidas pela ONG Guardiões do Mestre, Organização não Governamental, que atua buscando incentivar e garantir a preservação do meio ambiente e a educação ambiental de uma forma atrativa para os capixabas.
De acordo com o membro Júnior Nass, os Guardiões do Mestre também atuam na realização de levantamentos de espécies, mapeamento de trilhas, fotografias, educação ambiental, guiamentos e denúncias de caça e desmatamento do local.
“Temos trabalhado em diversas ações, tais como educação ambiental para crianças nas escolas, monitoramento da biodiversidade na APA Mestre Álvaro e nos Alagados, denúncias aos órgãos fiscalizadores competentes, orientações como forma de inserção ao meio ambiente reforçando o respeito à natureza dentre outros”
– Júnior Nass, membro da Associação Guardiões do Mestre
Uma das iniciativas propostas pelo grupo são os passeios pela trilha do Mestre Álvaro. Uma caminhada que oportuniza lazer, envolve saúde física, mental, distração social, contato com a natureza e conhecimento.
São 833 metros de altitude até o topo do Mestre Álvaro, que devolve gentilmente todo fôlego com uma vista surpreendente. Do Mestre é possível ver as cidades de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Santa Leopoldina, Fundão, Viana, parte de Domingos Martins e o Oceano Atlântico.
Segundo Nass, o percurso é feito em 4 horas, até o topo, totalizando aproximadamente 13 Km. Os passeios acontecem duas vezes por mês e para participar os interessados devem ficar atentos para algumas recomendações como: o trajeto tem obstáculos naturais e inclinados; o local é de mata fechada; há água pelo percurso, mas não mineral. Durante a trilha, os participantes contam com acompanhamento de guia por todo trajeto.
Mesmo sendo um momento de lazer, prazeroso para quem gosta de aventuras, é importante ressaltar sobre dificuldades e riscos que podem ocorrer como: torção por movimento inadequado ao caminhar ou queda em obstáculos; pequenas lesões e escoriações inerentes à atividade e picada de inseto.
Sobre o Mestre Álvaro
O Mestre Álvaro é considerado uma das maiores elevações litorâneas (planalto) da costa brasileira e abriga uma das últimas áreas de Mata Atlântica de altitude do Espírito Santo, com aproximadamente 833 metros de altitude e muito rico em fauna, flora e recursos hídricos.
Para saber mais visite o site e saiba como participar dessa aventura.